Elétrico, Prologue é primeiro Honda fabricado pela GM e foca em autonomia
Mais novo SUV da Honda será fabricado pela GM e compartilha até a plataforma Ultium com o Chevrolet Blazer, mas é mais fraco
O Honda Prologue é o mais novo SUV elétrico da marca japonesa, mas não será fabricado por ela. É o primeiro carro concebido em parceria com a Gereral Motors, que ficará encarregada de produzi-lo em uma de suas fábricas nos Estados Unidos.
O Prologue é baseado na versátil arquitetura Ultium, mas é praticamente irmão do Chevrolet Blazer EV, ainda que tenha seu próprio design. Na frente, é possível observar uma grade em forma de trapezio na parte inferior do para-choque, faróis em LED afinados e um capô plano. O seu estilo é independente até de outros Honda.
No perfil, há poucos detalhes na lataria, limpa e com poucas curvas. Há rodas aro 19 e as de 21 são opcionais, enquanto a traseira tem uma régua preta interligando as lanternas: é nela onde vai escrito “Honda” por extenso.
A Honda se esforçou bastante na cabine para esconder a origem do projeto. Desde a versão básica, o Honda Prologue terá tela de instrumentos digital de 11″ e outra central de infoentretenimento de 11,3″. No sistema multimídia, o Google já estará integrado de fábrica e fornece acesso fácil ao Google Assistant, ao Google Maps e à Play Store.
Há ainda console central com porta-copos, carregador por indução, bancos dianteiros aquecidos e elétricos, ar-condicionado dual zone, sistema de áudio premium Bose de 12 alto-falantes e outros equipamentos. Na versão topo de linha, um interior melhor acabado pode ser encontrado, com volante de couro aquecido, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, e head-up display.
Como o visual já havia sido parcialmente revelado, as maiores novidades ficaram para a motorização e preços. A motorização do elétrico da Honda é relativamente humilde se comparado ao Chevrolet Blazer EV, que é montado na mesma plataforma.
Por enquanto, a versão mais potente divulgada tem dois motores elétricos para garantir a tração integral e somam 288 cv e 45,9 kgfm de torque. Há ainda outra versão de tração dianteira que deve seguir o mesmmo patamar de força, mas não deve dados informados.
A versão topo de linha do Chevrolet Blazer, porém, tem 564 cv e 89,58 kgfm de torque, indo de 0 a 100 km/h em menos de 4 s, muito acima do Prologue.
A autonomia do elétrico da Honda fica na casa dos 483 km para a versão de tração dianteira. Para a versão topo de linha, o número correto ainda não foi divulgado. Mas, caso ele esteja equipado da mesma bateria LFP de 85 kWh, a autonomia será menor.
Bom, a Honda não “divulgou” os valores, mas afirmou que o SUV elétrico custará entre US$ 45.000 e US$ 50.000, algo em torno de R$ 230.000 e R$ 255.000, respectivamente.
Combinado a compra do carro, compradores poderão optar por um de três kits de carregamento disponibilizados pela Honda, já inclusos no valor do carro. O primeiro é um crédito de R$ 4.000 apenas para carregamento em locais públicos, o segundo é um carregador portátil de 7,6 kW mais R$ 1.500 de crédito para carregamento em locais públicos e o terceiro é uma estação de carregamento doméstico de 11,5 kW mais um crédito de carregamento público de R$ 500.