Hyundai Kona já está nas lojas e parte de R$ 209.990; Tucson já tem preços
Concessionárias agora vendem os velhos "New Tucson" 2021 com os 2023 reestilizados com o visual de 2020 e até o Hyundai HR 4x4 já está disponível
No início do mês a Hyundai-CAOA anunciou todas as principais novidades que teria no Brasil ao longo de 2023, de reforço na linha de veículos comerciais e híbridos à estreia do seu primeiro carro elétrico. Todos eles já chegaram às concessionárias e já têm preços, mas o fator novidade de cada carro é relativo.
Na verdade, até o Hyundai Ioniq já tem preço. O híbrido que combina motor 1.6 de 105 cv com um elétrico e que fez 23,2 km/l em nosso teste de desempenho estava disponível apenas como assinatura de longo prazo a partir de R$ 4.000. Agora, também é vendido: custa R$ 199.990. O modelo deixou de ser fabricado na Coreia do Sul em 2022.
O Hyundai Kona é inédito no Brasil, ainda que sua nova geração tenha sido revelada há poucas semanas. Mas é tratado pela fabricante como modelo 2023/2024. Trata-se de um crossover compacto pouco menor que um Hyundai Creta: tem 4,20 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. O que oferece de diferente é a opção de mecânica: híbrida e elétrica. Ambos já estão à venda.
O Kona Hybrid custa R$ 209.990 e tem exatamente a mesma mecânica do Ioniq. E ao contrário Ioniq ele chega equipado com piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, assistente de faixa e head-up display. Ainda tem seis airbags, faróis full led e duas telas de 10,25 polegadas: uma para quadro de instrumentos e outra para central multimídia.
Já o Hyundai Kona Electric tem seu próprio visual: a dianteira dispensa a grade e a parte inferior escurecida vista no híbrido. Em vez deles, tem uma portinhola que esconde as tomadas de carregamento. Por dentro, seu acabamento é bicolor, preto com cinza. O elétrico não tem teto solar como o híbrido.
A mecânica tem números equivalentes aos dos Peugeot e-208 GT e e-2008 GT. Seu motor elétrico também tem 136 cv e 40,3 kgfm. A bateria é pequena, tem 39,2 kWh, mas teria 252 km de autonomia pelas medições do Inmetro, de acordo com a concessionária. Mas esse número pode ter caído com a nova medição da entidade.
O maior problema é o preço: o primeiro carro elétrico da Hyundai no Brasil custa 289.990. O e-208 custa R$ 219.990 e o e-2008 custa R$ 259.990. A reserva dos dois Kona é feita com sinal de R$ 20.000 e as primeiras entregas serão feitas em maio.
A Hyundai CAOA também ressuscitou a reestilização do Tucson vendida entre 2018 e 2020 no mundo inteiro, menos no Brasil, onde ignora a nova geração e é vendido como Tucson 2023 (ainda que sejam 2022/2023.
Mudam o desenho do para-choque dianteiro e da grade, além das lanternas. Mas só a versão topo de linha Limited é equipada com os novos faróis full led. São novidades tímidas para chegarem quase cinco anos depois ao Brasil.
Por dentro, o painel é novo e coloca a central multimídia em destaque no topo. O SUV médio ainda ganhou carregamento de smartphone por indução, farol alto automático, limpadores com sensor de chuva, porta USB na segunda fila de bancos. Por fim, o motor 1.6 turbo GDi foi mantido com os mesmos 177 cv e 27 kgfm, sempre com câmbio de dupla embreagem com sete marchas.
É outro carro que custa caro para seu segmento. O Tucson GLS 2023 é vendido na pré-venda por R$ 229.990, preço de um Jeep Compass Série S, versão topo de linha com motor 1.3 turbo (185 cv). Já o Tucson Limited 2023 custa R$ 249.990, o preço dos Jeep Compass com motor 2.0 turbodiesel, Limited e Trailhawk.
Mas ainda há unidades do velho “new Tucson”, fabricadas no final de 2021, encalhadas nas concessionárias. Custam R$ 176.990 na versão GLS e R$ 223.990 na versão Limited.
Por fim, outra novidade que já está à venda é o caminhão HR 4×4, que custa R$ 179.990 sem ar-condicionado e R$ 189.990 com ar-condicionado. Ele será equipado com uma nova versão do motor 2.5 turbodiesel que funciona com Arla 32 para ser enquadrado nas novas regras do Proconve L7.