JAC terá hatch elétrico contra BYD Dolphin e GWM Ora 03 no Brasil em 2023
JAC Yiwei 3 foi lançado na China em junho e começa a ser vendido no Brasil ainda em 2023
Rival dos BYD Dolphin e GWM Ora 03 na China, o JAC Y3 (também chamado de Yttrium 3, Yiwei 3 e EV3) já está no Brasil para homologação e será lançado ainda em 2023. O hatch elétrico pode ter até 136 cv e promete até 600 km de autonomia.
O JAC Y3 foi apresentado na China em maio, quando entrou em pré-venda por 100.000 RMB – o equivalente a R$ 72.000 – e é o primeiro carro de uma nova fase da JAC (mais uma tentativa de se renovar, na verdade). A ideia é não deixar a marca ficar para trás no mercado de elétricos, o que de certa forma também vale para sua estratégia no Brasil.
O hatch compacto é baseado na nova plataforma DI, que será o pilar principal da família de modelos Yiwei. Há outros três modelos previstos até 2025 com a mesma plataforma: Yiwei 5, Yiwei X3 e Yiwei X5. Com esta nova família a fabricante volta a trabalhar a marca JAC na China, abandonando a marca Sehol usada desde meados de 2020.
Esta nova base já prevê, inclusive, o uso de baterias de sódio, mais baratas e com maior densidade energética que as atuais. É com esta tecnologia que a JAC promete autonomia de até 600 km para o Y3 (o dobro do JAC E-JS1) e de 800 km para os demais lançamentos planejados.
Neste primeiro momento, porém, as baterias serão de lítio com autonomia máxima de 505 km no ciclo chinês (NEDC).
Essa nova linha de modelos será focada em um público jovem, um argumento que vem se repetindo entre as marcas chinesas. Não por acaso, o Y3 tem aspecto parecido com rivais como o Ora 03, com linhas arredondas e faróis circulares. Contudo, o Yiwei 3 tem alguns recursos interessantes, como maçanetas retráteis e teto preto contrastante e com teto solar.
As dimensões são de hatch compacto: 4,02 m de comprimento (o mesmo que um Hyundai HB20), 1,77 m de largura e 1,55 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,62 m.
Por dentro, destaque para a tela flutuante de 15,6 polegadas (uma de 12,8 polegadas é opcional) com sistema operacional desenvolvido em conjunto com a Huawei e até um modem 5G. O console central é separado do painel, com porta copos retrátil e um apoio para o braço, criando um porta-objetos no assoalho.
O novo carro elétrico da JAC também tem quadro de instrumentos digital, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação e piloto automático adaptativo.
Neste primeiro momento, o JAC Yiwei 3 básico tem motor elétrico de 95 cv e autonomia de 305 km. Já a segunda versão, como já mencionada acima, é equipada com um motor de 136 cv e baterias para 405 km. Por fim, a versão com bateria maior tem 505 km de alcance.
A versão de 600 km de alcance já foi confirmada, mas ainda não se tem uma data prevista para o lançamento. O que não se sabe ainda é que o JAC Y3 será compatível com o padrão de recarga Type 2, mais comum entre os carros elétricos vendidos no Brasil. Hoje a JAC tem a maior linha de veículos elétricos do Brasil, com 10 modelos, mas todos usam o padrão chinês GBT e dependem de adaptadores que custam R$ 10.000.
O novo JAC tem seis níveis de acabamento e seus valores devem girar em torno de 97.900 RMB (R$70.000) na sua versão básica e 129.000 RMB (R$91.000) em sua versão com bateria maior.
No Brasil, o antecessor do Yiwei 3, o E-JSI, é comercializado por mais de R$140.000. Ele é um dos carros que ficaram mais baratos após o lançamento do BYD DoLphin por menos de R$ 150.000, que certamente será a faixa de preço do JAC Yiwei 3.