Kia promete EV9, Niro elétrico e até inédito híbrido flex no Brasil
Enquanto encara falta de carros para vender, a Kia planeja até um inédito motor 1.0 híbrido flex para o Brasil
Da promissora guinada da Kia do Brasil rumo aos carros eletrificados, a marca já lançou dois híbridos-leve (o Stonic e o novo Sportage) e um híbrido pleno (o Niro HEV). Mas se seu primeiro carro elétrico, o hatch EV6, está com lançamento atrasado, novos carros elétricos estão com lançamento no Brasil confirmado.
Durante a comemoração de 30 anos como importadora oficial da Kia e de 450.000 carros vendidos no Brasil, o presidente do Grupo Gandini, José Luiz Gandini, confirmou o lançamento do Kia EV9, um SUV grande elétrico, e também o Niro EV, versão elétrica do SUV médio.
As primeiras unidades, que serão destinadas ao processo de homologação, já estão a caminho do Brasil. O mesmo vale para o primeiro lote do Kia EV6, que está atrasado, mas já embarcou para o Brasil.
Esse atraso, a longa fila de espera pelo Sportage e até a indisponibilidade momentânea da minivan Carnival estão relacionados. Os carros da Kia estão em falta no mundo inteiro, afetando a disponibilidade no Brasil. Mas existe a expectativa de normalização nos próximos meses.
A prova de que a Kia não desistiu do Brasil é a confirmação de um carro inédito com motor 1.0 híbrido flex com lançamento previsto para 2025. A categoria ainda é desconhecida, nem Gandini viu o projeto ainda.
Hoje, o único Kia com motor 1.0 é o Stonic, que usa o 3 cilindros a gasolina de 120 cv combinado a um motor-gerador de 48V – é um híbrido leve. Por estar previsto para daqui a dois anos, poderia ser até mesmo uma nova geração do Stonic.
Esse conjunto híbrido flex também pode estar previsto para os Hyundai HB20 e Creta, que usam uma versão flex do motor 1.0 turbo.
Como são os carros elétricos da Kia
Quatro Rodas já conheceu e até viajou ao Uruguai com o Kia EV6. Ele é baseado na nova plataforma E-GMP e tem motor elétrico de 228 cv e 35,7 kgfm, moderno o suficiente para que suas baterias de 77,4 kWh garantam autonomia de 522 km (WLTP).
O Kia EV9 usa a mesma plataforma elétrica, mas seu porte é superior ao de um Kia Sorento. São 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 de altura. A distância entre-eixos é de 3,10 m.
Na versão ‘Long Range’, focada no maior alcance, o SUV terá bateria de 99,8 kWh e apenas um motor traseiro, com modestos 203 cv e 35,7 kgfm. Essa será a versão mais lenta do carro, indo de 0 a 100 km/h em 9,4 s. Em compensação, tem autonomia de 541 km com apenas uma carga.
Na sequência, vem a versão padrão. Essa tem uma bateria menor, de 76,1 kWh, e também está equipada com motor exclusivamente traseiro. A diferença é que ele foi ajustado para entregar até 218 cv e os mesmos 35,7 kgfm. Com isso, seu tempo de 0 a 100 km/h cai para 8,2 s. Essa versão não teve seu alcance especificado.
No topo da gama, está a versão com tração integral e dois motores. Ela usa o mesmo pacote de bateria da versão Long Range, mas sua autonomia é reduzida e não foi divulgada. O que sabemos, é que com dois motores o EV9 chega aos 383 cv e 61,18 kgfm e o tempo de 0 a 100 km/h cai para 6 s.
O Kia Niro EV, por sua vez, replica as mesmas características da versão híbrida à venda no Brasil. A grande diferença está na troca do conjunto híbrido de 141 cv por um motor elétrico de 204 cv. Sua bateria de 64,8 kWh garante autonomia para até 460 km no cliclo WLTP.
Tanto o Niro EV quanto o EV9 têm lançamento esperado para 2024, considerando o tempo necessário para o processo de homologação.