Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Land Rover quer fabricar Evoque e Discovery Sport elétricos no Brasil

Nova geração dos SUVs da Land Rover será 100% elétrica e, além do Brasil, deve atender aos mercados dos Estados Unidos e outros, disse o CEO

Por Rafael Sommadossi
12 out 2023, 16h16
Atual geração do Land Rover Range Rover Evoque será a última com motores a combustão
Atual geração do Land Rover Range Rover Evoque será a última com motores a combustão (Divulgação/Land Rover)
Continua após publicidade

Depois das gigantes chinesas GWM e BYD anunciarem que irão produzir veículos elétricos por aqui, agora é a vez da JLR entrar no jogo. De acordo com o CEO da filial brasileira, João Oliveira, o braço nacional da Jaguar Land Rover está certo de que fabricar modelos elétricos na fábrica do Rio de Janeiro é a sacada da vez.

Segundo João, a intenção é produzir em Itatiaia (RJ) as novas gerações do SUVs Range Rover Evoque e Discovery Sport, que serão puramente a baterias a fim de cumprir a meta da montadora, que, a partir de 2025, abandonará motores a combustão de vez. Para que o martelo seja batido, basta que a matriz aprove a ideia. “Estamos discutindo bastante com a matriz o próximo ciclo de investimento porque nossa visão é que conseguimos produzir os carros elétricos da próxima geração no nosso país”, disse o executivo, segundo a Automotive Business.

Land Rover discovery sport 2020 na terra
Range Rover Discovery Sport montado na fábrica de Itatiaia (RJ) (Divulgação/Land Rover)

A fábrica fluminense possui uma capacidade anual de produção de 20 mil unidades, mas opera bem abaixo de sua capacidade. Atender ao mercado nacional, entretanto, não bastaria para resolver a ociosidade da planta, que atualmente opera em apenas um turno e produz carros flex — com os dias contados. Dessa forma, é possível que os EVs brasileiros também sejam exportados a mercados importantes, como o norte-americano. “Temos estudo grande sobre a possibilidade de nossa fábrica alimentar o mercado dos Estados Unidos”, acrescentou.

Continua após a publicidade
Fábrica da Jaguar/Land Rover em Itatiaia, RJ
Fábrica da Jaguar Land Rover sofre com ociosidade (Divulgação/Land Rover)

“O custo-benefício da produção no Brasil não é tão diferente de outros mercados mais maduros. E quando a matriz olha índices de qualidade, de eficiência da planta, custo por veículo produzido, fica nítido que podemos ter papel maior do que o que temos hoje. Por isso, temos a possibilidade de ser uma base exportadora além da América Latina”.

Range Rover Discovery Sport MJ 2021 6
Evoque e Discovery Sport são os únicos carros produzidos na planta de Itatiaia (Divulgação/Land Rover)

No momento, apenas a Jaguar tem um carro elétrico em seu portfólio, o I-Pace, enquanto a irmã prepara seu primeiro modelo para 2024, mas ainda não definiu qual será. O plano da JLR para suas marcas é tornar a Land Rover totalmente elétrica até 2030 e a Jaguar até 2025.

João Oliveira também confirmou que a única intenção é de produzir os novos veículos elétricos, não havendo interesse por parte dos brasileiros em modelos híbridos flex: “Não vamos apostar em uma tecnologia de transição”.

Compartilhe essa matéria via:

Enquanto os modelos produzidos aqui no Brasil ainda não chegaram à era da eletricidade, o caminho é a importação. O CEO confirmou a estreia de um carro elétrico por ano para o nosso mercado, que envolvem ambas as marcas. Quanto aos híbridos, o próximo lançamento será o Defender PHEV, marcado para estrear em novembro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.