Mercedes-AMG pode lançar super SUV elétrico com mais de 1.000 cv
Além de plataforma exclusiva, super SUV da AMG terá nova arquitetura elétrica de 800 V da Mercedes
O mercado dos SUVs de alta potência poderá ter um representante da Mercedes-AMG. Isso porque a divisão de esportivos da Mercedes-Benz estaria desenvolvendo um SUV esportivo elétrico com mais de 1.000 cv.
Diferentemente dos atuais SUVs AMG, que são baseados em modelos já existentes da Mercedes-Benz, o novo SUV será um produto único da AMG e terá plataforma exclusiva. A intenção é foco ainda maior em desempenho e dinâmica de condução, sem que sofra limitações por conta da adaptação de plataformas com outras propostas.
O design ainda é fruto de especulação. A expectativa é por um SUV cupê com traços inspirados no no conceito Vision AMG – que teve produção confirmada para se tornar o um sedã superesportivo elétrico da AMG em 2025.
Ambos os carros farão uso dos novos sistemas AMG.EA. Essa plataforma elétrica de 800 volts será alimentada por uma bateria de alto desempenho e prevê o uso de motores elétricos de fluxo da Yasa, desenvolvidos exclusivamente para a AMG. Com um motor por eixo, a potência combinada ultrapassará os 1.000 cv.
Os novos carros elétricos da AMG ainda terão vetorização de torque, suspensão ativa com autonivelamento e esterçamento das quatro rodas. O SUV terá porte equivalente ao do atual Mercedes-AMG GLE 63, com 5,10 m de comprimento e uma distância entre eixos superior a 3 m. Isso o coloca em competição direta com modelos como o BMW XM, Lotus Eletre, Aston Martin DBX e Lamborghini Urus.
A produção do super SUV elétrico da Mercedes-AMG está prevista para fábrica de Sindelfingen, na Alemanha, junto com o sedã. Enquanto o sedã está previsto para chegar ao mercado primeiro, em 2025, o SUV está programado para seu lançamento em 2026.