Mercedes Classe G elétrico tem leds na grade e até ao redor da carroceria
Mercedes EQG terá um motor elétrico por roda, cada um com duas marchas, para ser capaz de subir rampas de até 100%
Com mais de 40 anos de história, o Mercedes Classe G (G-Wagen) não abriu mão do design rústico nem mesmo quando mudou de geração. Também não fez isso para ensaiar sua futura versão elétrica. O Mercedes EQG Concept antecipa o futuro do Classe G com mecânica sem emissões.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O carro-conceito apresentado no Salão de Munique pode estar assustadoramente próximo da versão de produção. Como nos outros carros da família de elétricos da Mercedes, faróis e grade são emoldurados por leds. Mas o jipão elétrico foi além, com leds nas proteções laterais da carroceria e no rack do teto. É tanto led que parece um SUV gamer.
A versão elétrica ainda recebeu para-choques aerodinâmicos, um compartimento de carga no lugar do estepe, pendurado na traseira, e rodas de liga leve aro 22 com design exclusivo.
A fabricante já adiantou que a versão de produção do Mercedes EQG manterá a mesma suspensão das versões com motores a combustão, com conjunto independente na dianteira e eixo rígido na traseira. As baterias serão montadas no assoalho, como é praxe, para garantir um baixo centro de gravidade.
O que a Mercedes não antecipou foram os detalhes da mecânica. Só disse que o EQG terá quatro motores elétricos, um por roda, e que eles serão controlados individualmente para dar “enorme poder de tração e controlabilidade”. Dependendo dos números, poderá ser mais rápido que um Mercedes-AMG G63.
Por conta do torque instantâneo, os motores elétricos estarão combinados a uma caixa de câmbio de duas velocidades, o que pode garantir uma reduzida. Não à toa, a Mercedes adianta que o jipão será capaz de subir rampas com até 100% de inclinação, desde que seja um terreno adequado, como seus irmãos de tração convencional.
Ainda não há previsão de data de lançamento para o Mercedes EQG definitivo.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.