Promoção: Revista em casa a partir de 10,99

Vendas em baixa fazem Mercedes encerrar projeto de plataforma do EQS e EQE

Planejado para 2028, a plataforma MB.EA Large da montadora alemã não está mais nos planos para as próximas gerações do EQS e EQE

Por Lucas Parente
17 Maio 2024, 10h00
Mercedes EQE
Mercedes EQE (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Mercedes-Benz, ao que parece, encerrou o planejamento da plataforma de próxima geração para os sucessores do EQS e EQE devido às baixas vendas do modelos na atual geração, informou a publicação alemã Handelsblatt , citada pela Autocar.

Batizada de MB.EA Large, a plataforma deveria ser lançada apenas em 2028. Com o seu cancelamento, a Mercedes economizará de US$ 4,3 bilhões a US$ 6,5 bilhões em custos de desenvolvimento, de acordo com fontes.

Mercedes-Benz EQE SUV Press Test Drive, Portugal 2023

As vendas de carros elétricos da montadora alemã não vão muito bem, tanto que este é um dos motivos pela desistência do novo projeto de plataforma.

Continua após a publicidade

No ano passado, a Mercedes nos Estados Unidos vendeu um total de apenas 43.202 modelos elétricos, sendo um aumento de 248% em relação a 2022. Porém, esse número está longe de ser impressionante. A Rivian, que ainda é uma startup, vendeu pouco mais de 50.000 unidades de carros elétricos no ano passado.

Mercedes EQE
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Além disso, o ano de 2024 não parece muito promissor para a marca no segmento. No primeiro trimestre, a Mercedes relatou um declínio de 4,5% em comparação ao mesmo período do ano passado nos EUA, resultando em apenas 8.336 unidades.

Continua após a publicidade

Juntamente com o desenvolvimento da plataforma MB.EA Large, há também o projeto para a arquitetura MB.EA Medium, que segue sendo projetada. Essa será usada usada na próxima geração do do sedã e SUV EQC.

Mercedes-Benz EQE SUV Press Test Drive, Portugal 2023
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Porém, mesmo com o fim do desenvolvimento da MB.EA Large, uma atualização para os sucessores dos atuais EQS e EQE ainda está de pé, mas em uma versão atualizada da plataforma EVA2, utilizada atualmente nos principais modelos elétricos da empresa.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

De acordo com o Autocar, a arquitetura, que atualmente é de 400 V, será atualizada para um sistema de 800 V nas próximas gerações do EQS e EQE. As baterias também serão maiores e os motores mais eficientes.

MERCEDES EQE
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Há também algumas outras plataformas em desenvolvimento pela montadora alemã, sendo a MMA, projetada para modelos elétricos compactos e a combustão, a MB.AMG para esportivos e a MB.Van para veículos comerciais.

Essa mudança de última hora na Mercedes ocorre após o adiamento de sua meta de eletrificação de 50% da frota entre 2025 e 2030. A marca mudou seu plano para vender apenas carros elétricos em certos mercados até o ano de 2030.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.