Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercedes EQE é sedã elétrico com eixo traseiro esterçante e muitas telas

Modelo chega em versão com 292 cv e autonomia de 660 km, mas a marca já prometeu que o sedã terá até uma variante esportiva da AMG

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 abr 2024, 14h23 - Publicado em 7 set 2021, 13h05
Mercedes-Benz EQE
Uma válvula será responsável por diminuir a pressão dos pneus do carro (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade
Mercedes-Benz EQE
Mercedes-Benz EQE chega para ocupar um degrau abaixo do EQS (Divulgação/Mercedes-Benz)

A Mercedes-Benz já provou que não está para brincadeira quando o assunto é a eletrificação. Só no Salão de Munique, a marca apresentou o conceito EQG, baseado no jipão Classe G, o EQS AMG, primeiro elétrico da linha esportiva AMG, e o sedã intermediário EQE, que promete oferecer “todas as funções essenciais do EQS em um formato mais compacto”.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

De compacto, porém, o EQE não tem nada: ele tem dimensões de CLS, com 4,95 metros de comprimento, 1,96 m de largura e baixos 1,51 m de altura. Por dentro, a montadora garante que há mais espaço do que no Classe E, que é o equivalente a combustão do sedã elétrico.

Mercedes-Benz EQE
Traseira do EQE é marcada pelas lanternas interligadas (Divulgação/Mercedes-Benz)

Clique aqui e faça seu seguro auto em 2 minutos

As medidas são combinadas a um visual que se assemelha bastante ao do EQS, com formato curvo e volumes pouco definidos. Na dianteira, os faróis são maiores e têm linhas mais irregulares do que no “irmão” maior. A grade é totalmente fechada, com acabamento preto brilhante, e pode apresentar uma iluminação com efeito tridimensional. Essa iluminação expõe diversas estrelas de três pontas, replicando o logo da Mercedes-Benz.

A traseira, com caída de cupê, tem lanternas interligadas. Acima delas, há um discreto aerofólio enquanto, na base do para-choque, uma variedade de texturas busca ocupar o lugar deixado pela ausência de saídas de escape. As rodas variam entre 19 e 21 polegadas.

Mercedes-Benz EQE
Lateral do sedã elétrico mostra volumes pouco definidos (Divulgação/Mercedes-Benz)

Telas e luzes

Também como no EQS, o EQE tem um interior de ares futuristas com três grandes telas: duas de 12,3 polegadas, sendo uma para o quadro de instrumentos e outra à frente do passageiro, e uma terceira, de 17,7 polegadas, que ocupa o centro do painel e substitui todos os comandos físicos localizados naquela região. Todas elas podem ser personalizadas, seguindo um dos três estilos de exibição (Discreto, Esportivo ou Clássico) e três modos (Navegação, Assistência e Serviço).

Mercedes-Benz EQE
EQE tem três telas: duas de 12,3 polegadas e uma de 17,7 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Por segurança, a tela do passageiro não pode ser vista pelo motorista. Um sistema de câmeras detecta quando o motorista olha para a tela mais à direita e escurece o visor. O sistema também sabe quando um passageiro está ali. Caso não esteja, a tela passa a mostrar imagens decorativas.

De acordo com a marca, sensores ajustam automaticamente o brilho de cada uma das telas de acordo com a luz que invade a cabine e extensos estudos foram conduzidos para reduzir os reflexos. Além disso, a imensa placa de vidro é resistente a altas temperaturas.

Continua após a publicidade
Mercedes-Benz EQE
Tela mais à direita, voltada ao passageiro, é bloqueada caso o motorista olhe para ela (Divulgação/Mercedes-Benz)

Aos que podem se desesperar com riscos e sujeira, a fabricante também garante que a superfície é resistente a arranhões e pode ser facilmente limpa com panos de microfibra, seja para tirar pó ou marcas de dedos.

Além da variedade de telas, o interior é cheio de curvas e luzes, como em volta do painel, nas portas e debaixo do console central “flutuante”. No volante, os comandos são sensíveis ao toque. A central multimídia é conectada a um sistema de som de alta qualidade da grife Burmester.

Mercedes-Benz EQE
Além das telas, interior tem linhas curvas e muita iluminação (Divulgação/Mercedes-Benz)

Mecânica tecnológica

O EQE 350 é equipado com dois motores elétricos que enviam 292 cv de potência e 54,06 kgfm de torque ao eixo traseiro, e têm autonomia de até 660 km no ciclo europeu WLTP. A marca não divulgou dados de desempenho do modelo, mas garantiu que novas configurações estão a caminho, incluindo uma esportiva AMG, que enviará força também para o eixo dianteiro pela tração integral 4Matic.

Apesar de não representarem grande recuperação, há três níveis diferentes de regeneração de energia no EQE: D, D+ e D-. Eles variam na intensidade do sistema “one pedal”, que desacelera o veículo assim que o motorista tira o pé do acelerador, otimizando a dirigibilidade urbana, recuperando energia e poupando os freios.

Mercedes-Benz EQE
Dianteira tem grade em preto brilhante com iluminação que repete a estrela de três pontas da Mercedes (Divulgação/Mercedes-Benz)

Como opcional, o modelo pode ter um sistema de suspensão pneumática Airmatic com amortecimento adaptativo. No modo de condução Sport, por exemplo, o veículo é rebaixado em 2 centímetros acima de 120 km/h para reduzir o arrasto aerodinâmico. Existem outros ajustes automáticos e manuais de acordo com situações, velocidades e modos de condução.

Continua após a publicidade

Outro item opcional é o eixo traseiro dinâmico, com esterço de até 10°, dependendo do tamanho da roda escolhida. Com o sistema, o diâmetro de giro do sedã é reduzido de 12,5 para 10,7 metros.

Mercedes-Benz EQE
Modelo tem 660 km de autonomia, segundo a marca (Divulgação/Mercedes-Benz)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa quatro rodas 748 agosto 2021

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.