Mitsubishi pode se aliar a Nissan e Honda para lançar carros elétricos
Com a união, Mitsubishi iria colaborar com as conterrâneas para o desenvolvimento de softwares e tecnologias voltadas à eletrificação
Três gigantes japonesas podem estar se unindo para desenvolver carros elétricos. A Nissan e a Honda já anunciaram em março que vão unir esforços para custear produção e desenvolvimento de tecnologia, software e componentes para elétricos, mas agora parece que a Mitsubishi também estaria interessada em participar desta aliança.
A informação não é oficial e foi divulgada pelo jornal Nikkei Ásia, do Japão. A fonte anônima diz que a Mitsubishi irá aderir à estrutura previamente estabelecida pelas duas empresas. Vale lembrar que a Nissan detém 34% da Mitsubishi e já participa de uma outra aliança com a montadora focada no mercado europeu, que também conta com participação da Renault.
Com as três montadoras colaborando, o objetivo será desenvolver novas tecnologias no campo dos veículos elétricos para enfrentar as principais montadoras desse segmento.
Embora Nissan e Honda já tenham dado os primeiros passos rumo à eletrificação, elas ainda ficam muito atrás em comparação às empresas chinesas e a Tesla. Já a Mitsubishi tem apenas um modelo totalmente elétrico no Japão: o EK X. Além disso, eles também vendem o Outlander plug-in nos Estados Unidos.
O foco principal da união será no desenvolvimento de softwares. Com isso, as três poderão reduzir custos no aperfeiçoamento da tecnologia OTA, que é bem cara de se produzir.
A economia de dinheiro nesta área abre portas para que as três invistam em outras áreas. Uma das possibilidades é que elas dividam seus conhecimentos no que fazem de melhor. No caso da Mitsubishi seria compartilhar sua experiência com picapes e SUVs, enquanto as demais.
Enquanto isso, Nissan e Honda poderiam dividir seu compartilhar seus avanços não só no ramo da eletrificação, como também em outras áreas onde já atuam a mais tempo, como a dos esportivos.
Se a parceria entre Mitsubishi, Nissan e Honda de fato se confirmar, teremos uma divisão das montadoras em dois blocos. Isso porque a Toyota já está trabalhando com Mazda e Subaru.
O foco é diferente, ao invés de focar em elétricos, o grupo está desenvolvendo novos motores a combustão mais eficientes, cada com o seu projeto. No ramo dos elétricos, a Toyota trabalha com Daihatsu e Suzuki.