Após a nacionalização da operação da Renault na Rússia, já estava definido que a fábrica da francesa em Moscou poderia continuar em operação. A estratégia da prefeitura de Moscou, quem agora comanda a planta, é recriar a marca Moskvitch, uma fabricante criada na União Soviética e que faliu em 2006. Agora os planos estão mais claros: querem montar carros elétricos da JAC ali.
Com a ajuda da fabricante de caminhões Kamaz, que já tem parceria com a JAC, os russos estariam negociando a possibilidade de usar design e o projeto dos carros elétricos da JAC para fabricá-los na Rússia.
O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, já havia revelado a intenção de fabricar carros elétricos com a marca Moskvitch. Jornais russos apontam, inclusive, que a marca Moskvich poderia ressurgir já no final de 2022.
A operação teria início com uma operação de montagem de carros da JAC importados semi-desmontados (SKD), para até 2024 evoluir para um processo CKD, com carros chegando em kits para montagem, com direito a processos de soldagem e pintura.
Em 2023 a fábrica montaria pelo menos 50.000 carros, incluindo 10.000 elétricos, passando a 80.000 carros, sendo 20.000 elétricos, em 2024. A fabricação local, de fato, será algo para o futuro da empresa.
Um slide vazado mostra quais carros pretendem montar na Rússia como forma de driblar as sanções de outros países. Há carros vendidos no Brasil, como o JAC T60 Plus e sua versão elétrica e-JS4, o sedã A5 e o SUV X8, uma versão atualizada do JAC T80 vendido no Brasil.