Nissan Hyper Adventure é futurístico, mas pode se tornar novo SUV elétrico
Com design futurista e elementos inéditos, a Nissan apresentará novo SUV elétrico conceito durante o Salão de Tóqui deste ano
O Salão de Tóquio só acontece no final do mês, mas a Nissan revelou uma de suas atrações no evento. O Nissan Hyder Adventure é um conceito de SUV elétrico totalmente futurista feito para quem gosta de “aventuras ao ar livre e um estilo de vida ecológico”, como a própria marca diz.
O visual do exterior adota uma versão evoluída do estilo dos atuais modelos atuais da marca, com semelhanças com o SUV médio Nissan Qashqai. A dianteira tem estilo complexo, com grade em formato de “V” e faróis de LED com design inédito. O design de elementos como para-choques, saias laterais e rodas de liga leve teria sido inspirado em botas de alpinismo.
Outro diferencial do conceito são suas portas, as dianteiras são converncionais, mas as traseiras são em forma de asa de gaivota e se abrem para cima, no estilo Tesla Model X, proporcionando fácil acesso à cabine. Mas, o destaque do conceito fica para o banco traseiro que gira em 180º, convertendo o porta-malas em área de assento. Além disso, juntamente aos banco giratórios, ao abrir a grande porta traseira degraus retráteis se posicionam automaticamente para facilitar acesso ao carro.
O interior é tão futurista quanto a parte de fora. Bancos em formato diferente, uma grande tela widescreen cobrindo a maior parte do painel e um head-up display. O volante tem formato semelhante ao de carros de corrida e, quando o modo autônomo é acionado, ele dobra e se esconde dentro do painel. Para completar o design futurista, uso extensivo da iluminação ambiente destaca os materiais utilizados nos estofados. Segundo a Nissan, o Hyper Adventure tem espaço suficiente para transportar equipamentos externos como barracas, esquis ou caiaque.
A montadora japonesa não divulgou as especificações do seu novo conceito, mas afirmou que “a bateria de grande capacidade do SUV funciona como fonte de energia, permitindo aos usuários ligar seus gadgets, iluminar acampamentos ou até mesmo recarregar seus jet skis elétricos”. Com essa tecnologia, o veículo pode alimentar uma residência ou até mesmo contribuir com a conexão. A motorização deve vir semelhante a utilizada no Nissan Ariya, que utiliza a tecnologia e-4ORCE da marca.
O Adventure difícilmente se destinará para produção da empresa, mas o conceito foi apresentado com elementos interessantes. Não seria surpresa alguma caso a próxima geração de algum dos SUVs da Nissan venha a adotar algumas de suas características de estilo.