Nissan Hyper Force é ‘GT-R elétrico’ de corrida inspirado em videogame
Novo conceito da Nissan traz visual muito diferente do habitual, ganhando características futuristas e trem de força insano
A Nissan usou o Salão de Tóquio para apresentar seu mais novo conceito de supercarro. O Nissan Hyper Force foi feito pensando em entusiastas de corrida e inspirado em jogos de videogame.
O supercarro é totalmente elétrico e busca o mais alto desempenho possível. A bateria de estado sólido utilizada tem seu peso balanceado para trazer um equilíbrio ideal para a potência que pode chegar até os 1.341 cv. Esse poderoso trem de força elétrico está equipado com a mais avançada tecnologia de tração integral da Nissan, o e-4ORCE.
Para poder chegar a essa potência insana, grande parte carroceria é feita em fibra de carbono de alta resistência, ajudando também a dirigibilidade e no baixo peso do carro.
O design foge do usual, com características futurísticas, misturando linhas e curvas inéditas, com uma frente robusta e impositora. Isso fica ainda mais claro pela abertura das portas para cima e pelo desenho das rodas, de fibra de carbono forjada. As lanternas traseiras redondas, por sua vez, remetem ao Nissan GT-R.
Para o desenvolvimento deste carro-conceito, a Nissan contou com a ajuda da equipe de corrida do NISMO, que ajudou a desenvolver, principalmente, a aerodinâmica do carro. Eles sugeriram, por exemplo, a estrutura de dois níveis sob o capo dianteiro, o difusor traseiro em dois níveis para controlar de forma ideal o fluxo de ar e canards dianteiros.
Por dentro, muitas telas e iluminação multicolorida, além do volante totalmente diferente do que estamos acostumados e bancos feitos inteiramente de fibra de carbono leve. Pela proposta, o motorista poderia escolher dois modos de condução: “R” (corrida) e “GT” (grand touring). A interface gráfica completa do carro altera quando algum dos modos é selecionado, desde a cor até a sua forma de exibição.
No modo de condução “R”, a cabine se altera para a cor vermelha e cria um cockpit intuitivo centrado para apoiar a concentração do motorista. No modo “GT”, o interior inteiro se ilumina de azul e as telas ao redor do volante se afastam e se completam no painel, tudo isso para trazer uma interface de infoentretenimento mais simples, incluindo informações de ar-condicionado, áudio, suspensão e estabilizador, sendo focado para uma direção mais confortável.
Também se preocuparam com a segurança, com direito a condução autônoma baseada em radares a laser (LIDAR) e em um conjunto de sensores adaptados para direção esportiva, tornando o veículo seguro tanto para a via quanto para a pista.
Há ainda uma nova experiência de realidade virtual dentro do carro, que permite com que o condutor possa dirigir seu carro na vida real e na vida virtual. Com um capacete especial com viseiras para VR, o condutor pode “brincar” com seu carro como se fosse um videogame, podendo competir com outros motoristas online. A Nissan afirma que este conjunto serve para que o piloto possa treinar suas habilidades e desenvolver mais segurança para a sua direção no supercarro.
O Hyper Force segue apenas como um modelo conceito da Nissan, mas já nos traz um exemplo de como pode ser o futuro da empresa em relação aos seus modelos elétricos mais futurísticos e esportivos.