A nova geração do Opel Astra já era conhecida, mas agora tem uma inédita versão elétrica. Ele será vendido, a princípio, apenas na Europa e poderá ser encomendado a partir do fim do primeiro semestre de 2023.
O fato de ser elétrico não implicou em grandes alterações estéticas. O que se nota são a grade inteiramente fechada, que continua integrada com os faróis Intelli-Lux LED Pixel Light, e as rodas aro 18″ com desenho aerodinâmico.
Na cabine, duas telas de 10 polegadas ajudam a comandar as coisas tendo sistema de reconhecimento de voz como parceiro. Os sistemas de assistência à condução do pacote IntelliDrive 2.0 inclui assistência de permanência e mudança de faixa, aviso de tráfego cruzado e frenagem automática de emergência, além de detectar se o motorista está com sono.
Feito na plataforma EMP2-V3 da Stellantis, esse novo Astra elétrico é praticamente irmão do Peugeot e-308. Seu motor elétrico tem 156 cv e 28 kgfm de torque, suficiente para levar o Astra aos 170 km/h de velocidade máxima. Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
Ainda não foi divulgada a autonomia oficial, porém a bateria tem 54 kWh e 51 kWh de bateria útil com 102 células combinadas em 17 módulos. A autonomia em ciclo WLTP é de 416 km com consumo de 12,7 kWh por 100 km.
O carregador é trifásico de 11 kW e carrega 80% em 30 minutos, com potência máxima de 100 kW.