Novo BMW Série 5 chegará ao Brasil apenas elétrico e com potência do M5
BMW i5 M60 tem 601 cv e será o representante da nova geração do Série 5 no Brasil
Apresentada neste ano, a oitava geração do BMW Série 5 fará sua estreia no Brasil com um representante um pouco diferente. Será com o BMW i5 M60, sua versão elétrica mais potente.
Na verdade, bem mais potente. Com 601 cv, o i5 M60 tem exatamente a mesma potência do motor V8 4.4 biturbo que equipava o atual BMW M5, ainda na geração passada – ele só mudará em 2024. Para isso, porém, depende de dois motores, cada um no seu eixo.
Ainda existe o i5 40, com apenas um motor e 340 cv, mas não há planos para seu lançamento no Brasil.
A fabricante ainda faz seus últimos estudos para definir a configuração destinada ao Brasil, em termos de equipamentos. Mas a escolha pelo elétrico e não por uma das versões híbridas plug-in ou um híbrido leve coincide com a estratégia de lançamento do novo Série 7, representada no Brasil pelo BMW i7 M60. Pelo menos neste primeiro momento.
Um dos argumentos da BMW para isso está em suas pesquisas, que apontam que seus clientes percorrem, em média, 40 km por dia apenas e podem ter carregador em casa e no trabalho.
As dimensões e o estilo diferenciam bastante os BMW i7 e i5, porém. São propostas para usos bastante distintos, pois o BMW i5 ainda é um carro para ser dirigido enquanto o irmão maior tem ainda mais recursos para agradar quem viaja no espaçoso banco traseiro com mimos incomuns, como uma tela 8k sensível ao toque com 31 polegadas.
Curiosamente, o BMW i5 é 15 cv mais potente. Os 601 cv e 81,1 kgfm proporcionam uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Não é tão rápido quanto um M5 por conta do peso do conjunto de baterias com 81,2 kWh de capacidade, que proporciona até 516 km de autonomia.
A bateria pode ser carregada em corrente alternada com potência entre 11 kW e 22 kW. Na corrente direta a potência máxima é de suportada é de 205 kW, permitindo ir de 10% a 80% em cerca de 30 minutos.
Se faltar o que fazer durante a recarga, a tela da central multimídia, com 14,9 polegadas (o quadro de instrumentos tem 12,3″) pode rodar jogos por meio do sistema AirConsole. Basta que o smartphone leia um QR code para se tornar um controle para os jogos disponíveis.
Por falar em espera, ainda não há uma data exata para o lançamento do novo BMW i5 M60 no Brasil. Contudo, provavelmente será em 2024. Resta torcer para a próxima geração do M5 ser vendida no Brasil nos próximos anos ser opção com motor a combustão.