Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Kia Niro é híbrido que faz 19 km/l na cidade e roda em testes no Brasil

Novo Kia Niro 2023 aposta em eletrificação leve para ter preço mais acessível e oferecer vantagens de um SUV híbrido

Por Eduardo Passos
Atualizado em 29 jul 2022, 10h43 - Publicado em 13 abr 2022, 12h05
niro
Nova geração do Kia Niro aposta em design moderno e diversas opções de eletrificação (Divulgação/Kia)
Continua após publicidade

A Kia tem um plano concreto de eletrificar e renovar seu catálogo no Brasil. Após o lançamento do Stonic, o híbrido mais barato do Brasil, e com a chegada iminente do novo Sportage, híbrido leve, a marca sul-coreana já está de olho nos próximos capítulos, que incluem a nova geração do Niro.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O SUV médio está confirmado (e homologado) para o Brasil, onde deverá chegar ainda neste ano. É realista estimar para ele preços na faixa do Jeep Compass, abaixo dos R$ 200.000, fazendo do Niro um concorrente interessante no segmento.

Contudo, como o novo Kia Sportage já está atrasado em pelo menos um mês no cronograma de lançamentos da Kia, é prudente ao não dar datas para o Niro, que inicialmente será híbrido leve.

Flagrado no Brasil, Niro tem painéis em preto que contrastam com a carroceria
Flagrado no Brasil, Niro tem painéis em preto que contrastam com a carroceria (Lucas França/Quatro Rodas)

A boa notícia é que o modelo chegará “fresquinho”, já alinhado à novíssima geração que estreou há alguns meses na Europa. O novo Kia Niro foi flagrado pelo leitor Lucas Franca em Jundiaí (SP), onde rodava em testes exibindo seu design semelhante ao do Sportage sem qualquer camuflagem.

Continua após a publicidade

Os faróis com formas ousadas são até pouco comparados aos painéis em preto que a Kia aplicou no SUV. A filosofia de design comum a modelos mais caros também foi aplicada internamente, com painel bem semelhante ao do Kia EV6 por exemplo.

É bem razoável estimar preço do modelo a menos de R$ 200.000, concorrendo ativamente contra outros SUVs médios
É bem razoável estimar preço do modelo a menos de R$ 200.000, concorrendo ativamente contra outros SUVs médios (Divulgação/Kia)

Mecânica

De tão recente, o Kia Niro 2023 nem sequer foi completamente revelado mundo afora. O que já sabemos é que haverá versões elétricas, híbridas plug-in e híbridas do carro — e as duas primeiras não estão descartadas no Brasil.

O Niro híbrido usa motor 1.6 aspirado de 106 cv e 14,6 kgfm e um elétrico de 45 cv e 18,05 kgfm, totalizando 141 cv. O conjunto está sempre combinado com câmbio de dupla embreagem seis marchas e dupla embreagem; uma marcha a menos que o elogiado conjunto do Kia Stonic.

Modelo tem 4,42 m de comprimento, 2,72 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura
Modelo tem 4,42 m de comprimento, 2,72 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura (Divulgação/Kia)

Parece pouca performance, mas com o torque instantâneo vindo da unidade elétrica, espera-se um modelo ágil na cidade e eficiente na estrada. Dados obtidos em primeira mão por QUATRO RODAS mostra que, nos testes oficiais, o Niro fez louváveis 19,8 km/l em ciclo urbano e 17,7 km/l em ciclo rodoviário, sempre a gasolina.

O mérito fica por conta da gestão que o carro faz do par de motores, sempre utilizando o mais eficiente à ocasião. Ao mesmo tempo que promove economia impressionante para um híbrido leve, o sistema, segundo relatos, não sacrifica a diversão, dando ao 1.6 aspirado o comportamento de um 1.6 turbo com 27,5 kgfm disponíveis quase instantaneamente.

Interior é quase igual ao de modelos como o Kia EV6
Interior é quase igual ao de modelos como o Kia EV6 (Divulgação/Kia)

Caso faça sucesso, o Niro ainda poderá receber a versão híbrida plug-in, que utiliza o mesmo motor 1.6 para, junto de um motor elétrico mais robusto, chegar aos 185 cv. Com baterias de 11,1 kWh, é possível rodar até 60 km sem queimar combustível, tendo o condutor 84 cv à disposição nesse regime.

Compartilhe essa matéria via:

Mais caro de todos, o Niro elétrico chega aos 204 cv e 26,0 kgfm, com 64,8 kWh de baterias e autonomia, em medições preliminares, superior aos 400 km. Unidades elétricas também já estão em testes no Brasil. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.