Novo Lamborghini V12 híbrido tem modo ‘cidade’ limitado a 180 cv
Já no modo Performance, todos os 1.015 cv ficam disponíveis para o máximo de performance; é esperado um 0 a 100 km/h em cerca de 2,5 segundos
A Lamborghini segue apresentando aos poucos o sucessor do Aventador, até então conhecido pelo codinome LB744. Dono de um poderoso motor V12 híbrido plug-in, o superesportivo terá modos de condução inéditos, que acompanharão o desempenho do V12 mais potente da história da marca e a pegada “ecológica” dos motores elétricos.
O LB744 combinará o novo V12 6.5 de 825 cv e 72,5 kgfm a outros três motores elétricos, somando 1.015 cv de potência. O torque total ainda não foi divulgado, bem como os números de aceleração. É esperado que ele vá de 0 a 100 km/h em cerca de 2,5 segundos e tenha velocidade máxima de 350 km/h.
Como tradição, a tração será integral, mas funcionará através de uma espécie de “eixo eletrônico”. Isso porque as rodas dianteiras serão acionadas por dois dos motores elétricos, enquanto as traseiras receberão força do motor a combustão e do terceiro elétrico. O câmbio é de dupla embreagem com oito marchas.
Entre as novidades reveladas pela Lamborghini estão os 13 modos de condução disponíveis, além de três outros modos diretamente ligados ao fato de o superesportivo ser um híbrido.
São eles o Recharge, onde a bateria é recarregada pelo motor a combustão em movimento e em apenas seis minutos, o Hybrid, que equilibra consumo e desempenho, e o Performance, que entrega toda a potência, altera as configurações do sistema de vetorização de torque e proporciona a condução mais esportiva possível (sendo o único a permitir que se desligue os controles de tração e estabilidade).
Entre os outros 13 modos, os quais a Lamborghini chama de “experiências de condução”, estão o Corsa, focado em desempenho e que altera a experiência sonora do sistema de escape, e o Sport, esportivo e ágil, mas abaixo do Corsa. O Citta privilegia o uso dos motores elétricos para rodar sem emissões em centros urbanos, deixa a suspensão mais confortável e limita a potência a apenas 180 cv – ou seja, cerca de 18% da potência total.
Mudanças necessárias
Embora tente manter o máximo de tradições, como o grande motor a combustão e a tração integral (mesmo de mais tecnológica), o LB744 passa por mudanças em relação aos seus antecessores para se adequar às diversas modernidades.
O motor V12 foi rotacionado em 180 graus para que a transmissão fique atrás do motor. Além disso, os motores elétricos serão alimentados por uma bateria de 3,8 kWh que fica entre os ocupantes, onde normalmente ficaria o túnel da transmissão. A bateria pode ser recarregada em 30 minutos em uma tomada residencial ou pelo próprio motor a combustão.
A Lamborghini revelou ainda que o sucessor do Aventador teve a aerodinâmica melhorada em relação ao antecessor, com ganho de 61% na eficiência e de 66% no downforce. Ainda na comparação, o LB744 é 10% mais leve e tem uma rigidez de torção 25% maior. A distribuição de peso no modelo é de 44% da dianteira e 56% na traseira.
As barras estabilizadoras foram reforçadas em comparação com o Aventador Ultimae, a relação de direção foi reduzida em 10% e o sistema de freios tem discos de carbono-cerâmica.