Novo Mini Aceman tem jeitão de hatch aventureiro para substituir perua
Mini inédito tem porta de hatch quatro portas compacto, mas tenta se vender como uma alternativa menor ao Countryman
Com o fim do Mini Clubman, o novo responsável por ser um meio termo entre os Mini Cooper e Countryman é o inédito Aceman, um crossover que mistura características de hatch e SUV. Além disso, é sempre elétrico.
O Mini Aceman aproveita o fato de o Countryman de nova geração ter evoluído do porte de um SUV compacto para se tornar um SUV médio. Em termos de tamanho, o novo Mini equivale a um hatch de quatro portas: são 4,07 m de comprimento (23 cm mais que um Cooper) e 1,50 m de altura (5 cm mais alto que o hatch 2p).
O visual é inspirado no Countryman. Também tem faróis com arestas vivas e sua pseudo-grade mais elevada, em formato hexagonal. Ainda tem seu lado aventureiro valorizado pelas caixas de roda mais marcadas e com molduras plásticas integradas às saias. As rodas podem ter desde 17 a 19 polegadas.
Na traseira, o que chama atenção é o formato arredondado e a tampa do porta-malas bem saliente. Além disso, suas lanternas são menores que as do Countryman. O para-choque tem uma longa seção de plástico preto e uma seção metalizada na base. O porta-malas tem modestos 300 L de capacidade.
Por dentro, o Mini Aceman acompanha a tendência do painel revestido de tecido (neste caso, com novos detalhes bordados) e ainda tem a tela de OLED redonda instalada no meio, onde funções da central multimídia e do quadro de instrumentos estão concentrados. O head-up display, que exibe informações de condução à frente do motorista, será opcional na Europa.
Quanto aos motores, há duas configurações. O Aceman E tem motor elétrico de 184 cv e 29,5 kgfm, com bateria de 42,5 kWh (que recarrega a até 75 kW) e pode alcançar uma autonomia de até 309 km (WLTP).
Já o Mini Aceman SE tem 218 cv e 33,7 kgfm, e bateria de 54 kWh (que aceita até 95 kW nas recargas) que eleva a autonomia para até 405 km. Também melhora o desempenho: chega aos 100 km/h em 7,1 segundos, contra os 7,9 s da versão mais fraca.