Novo Mini Cooper JCW elétrico é estiloso, mas perde esportividade
Versão John Cooper Works elétrica não será tão esportiva quanto a atual a combustão, repetindo a motorização do Cooper padrão
Aos poucos estamos conhecendo todos os detalhes da nova geração do Mini Cooper, que chegará ao mercado só no próximo ano. O hatch ganhou uma nova geração com mudanças significativas em sua identidade na versão padrão, mas ficou faltando conhecer a versão esportiva John Cooper Works. Agora, não falta mais.
A Mini divulgou todos os detalhes de como será o novo Cooper JCW. Para tristeza de alguns, as alterações são meramente estéticas na versão elétrica. Logo, ele terá a mesma mecânica do modelo padrão, com um motor elétrico de 220 cv e 33,65 kgfm de torque. São números bons, mas não se comparam aos 306 cv e 45,88 kgfm do hot hatch a combustão com motor 2.0 turbo.
As novas versões a combustão, vale dizer, ainda não foram reveladas.
Se na potência o Cooper JWC pode não agradar, pelo menos o design ficou bem atraente. O hatch ganhou a cor preta, como de costume, além dos tradicionais detalhes em vermelho. Ele mantém as principais mudanças da nova geração, como a dianteira mais limpa, a ‘grade’ mais arredondada e as lanternas traseiras triangulares.
Mas na versão esportiva algumas coisas mudam. A começar pelo para-choque, que ganho aberturas maiores no centro e nas extremidades. O mesmo vale para o para-choque traseiro, mais esportivo e que permite melhor a passagem do ar se comparado ao modelo padrão. No teto, há ainda um pequeno spoiler para adicionar mais esportividade à versão.
O charme mesmo está na pintura bitom. O teto é inteiro pintado em um vermelho vivo, assim como a capa dos retrovisores. No capô, a cor vermelha aparece em forma de listras com uma pintura em degradê.
No geral, o carro perdeu um pouco a forma arredondada, com novos vincos que aparecem no capô e nas portas. Para completar a roupagem esportiva, o JCW ainda recebe rodas de 17 ou 18 polegadas, maiores que as originais de 16.
Por dentro, o Mini Cooper JCW reflete o que vimos no exterior. Os bancos são de couro sintético preto, enquanto as costuras trazem a cor vermelha, assim como nas portas. A central multimídia é a circular de 24 cm de diâmetro, que teve os apps totalmente adaptados para rodar na nova interface, inclusive, a Mini até recomenda que o motorista use seu sistema nativo ao invés do Android Auto e Apple CarPlay.
O sistema ganhou ainda o novo modo Go-Kart. Nesse modo, não só a iluminação da tela e do interior mudam para vermelho, com direito a uma projeção de luz de trás da tela sobre o painel, como o acelerador fica mais responsivo, aumentando a sensação de esportividade ao dirigir.
O novo Mini Cooper elétrico ainda não teve sua data de lançamento definida, o mesmo vale para a versão John Cooper Works. A previsão é que ele chegue aos mercados no segundo semestre de 2024, O preço também não foi divulgado.