Novo Skoda Epiq é um VW T-Cross elétrico (ou quase isso)
Subsidiária da Volks apresentou seu próximo SUV elétrico, com dimensões semelhantes à versão do T-Cross vendida pelos tchecos
A Skoda é uma das várias marcas sob o comando do Grupo Volkswagen. Natural, portanto, que a montadora tcheca aproveite tecnologias da VW em sua transição para a mobilidade elétrica.
É o caso do novo Skoda Epiq, um SUV elétrico com proposta de baixo custo, voltado para deslocamentos urbanos. O Epiq chega no ano que vem, mas já teve seu design quase final anunciado, assim como o preço e detalhes que indicam “genética” bem conhecida pelos brasileiros.
No visual, a Skoda optou por linguagem moderna, inspirada até no movimento cubista das artes. É o design Modern Solid, que chama atenção, na dianteira, pelo para-choque bem saliente e texturas que remetem a materiais reciclados (lembrando vagamente a Neue Klasse da BMW).
O capô esculpido ostenta o novo letreiro da Skoda e existe até uma reinterpretação da grade frontal típica da marca (referenciada no jogo de luzes, dado que elétricos dispensam abertura de ar tão grande). Na verdade, a admissão de ar para arrefecer as baterias é feita por entradas verticais inferiores e, logo acima, há faróis em matrizes de leds que, como dita a tendência, são bem finos.
A vista lateral reforça como o novo design da Skoda é minimalista e com poucas curvas. O perfil do novo Epiq traça até algumas semelhanças com o Volvo EX30, mas com caixas de rodas em plástico e maiores. Até as rodas de liga leve se assemelham um pouco ao SUV sueco.
A traseira destaca bem as lanternas grandes e afiladas com formato em T, repetindo o nome da Skoda por extenso na parte central e exibindo para-choque com mesmo acabamento da frente.
Internamente, encontramos visual minimalista como do lado de fora, mas bem tecnológico. A marca utilizou materiais macios, práticos e sustentáveis para a construção da cabine do SUV.
Ao meio, há central multimídia flutuante conectável a Android Auto e Apple CarPlay. Ao lado, vê-se o quadro de instrumentos discreto, mas também digital e suspenso, além do console com carregador de celular por indução e todos os botões para acionamento dos equipamentos do carro.
VW T-Cross elétrico?
A Skoda adiantou que o Epiq terá 4,1 metros de comprimento, fazendo-o só 15 cm menor que o Kamiq. É possível que você desconheça esse carro, mas certamente conhece o Volkswagen T-Cross, que simplesmente é a base do Kamiq, com o “primo pobre” adaptando as características gerais do SUV da Volks à proposta da marca tcheca.
O novo utilitário deve utilizar a plataforma MEB Entry da VW, especialmente útil a mercados como o brasileiro, já que traz simplificações para conter custos. Seu preço inclusive já foi anunciado, e girará em torno de 25.000 euros (cerca de R$ 135.000 na conversão simples).
Por esse valor, haverá bateria com alcance superior a 400 km (WLTP), motor de tração dianteira sem detalhes revelados e porta-malas com 490 litros de espaço.
O modelo ainda trará carregamento bidirecional, que permite utilizá-lo até para carregar outros carros elétricos. No modo V2H (vehicle-to-home) ou V2G (vehicle-to-grid) dá para alimentar uma casa e e até vender energia armazenada nas células para a rede urbana em momentos de pico, respectivamente.
O novo Skoda Epiq será fabricado na Espanha e terá sua versão final apresentada no ano que vem.