Novos carros híbridos da BYD terão 2.000 km de autonomia e chegam em 2024
Fabricante chinesa atualizará plataformas elétrica e híbrida plug-in e promete carros com consumo de 34,5 km/l ainda em 2024
Maior fabricante de carros híbridos e elétricos do mundo, com mais de 3 milhões de carros vendidos em 2023, a BYD lançará ainda em 2024 a quinta geração da sua plataforma híbrida plug-in DM-i, que é a base do Song Plus vendido no Brasil. A intenção é alcançar uma autonomia próxima dos 2.000 km por tanque.
A plataforma híbrida DM (que vem de Dual Mode, por poder rodar com motor térmico ou elétrico) foi lançada em 2008 e a atual geração data de 2021, com números de autonomia que beiram os 1.200 km.
Além disso, existem duas configurações com propostas distintas. Os carros com plataforma DM-i usam o apoio dos motores elétricos para focar na economia de combustível, enquanto os carros baseados na plataforma DM-p usam os motores a gasolina mais potente e seus motores elétricos funcionam para aumentar a performance. É o caso da picape híbrida que estreia no Brasil ainda em 2024.
A nova geração do sistema híbrido da BYD será baseada no sistema DM-i e fará sua estreia ainda em 2024 como linha 2025 dos modelos da marca, pelo menos na China.
A promessa é por evoluções importantes nos motores e na bateria de alta tensão que suporta o sistema elétrico a ponto de reduzir o consumo médio a cerca de 34,5 km/l. Os quase 2.000 km de autonomia prometidos seriam alcançados com o tanque de gasolina cheio e a bateria completamente carregada. Mas nem o tamanho do tanque nem a capacidade da bateria são conhecidos ainda.
Além dos PHEV, a BYD também pretende atualizar a tecnologia dos seus carros elétricos. A e-Platform 3.0, que hoje é a base dos Seal, Yuan Plus, Dolphin e Dolphin Mini também evoluirá para sua quarta geração ainda em 2024.
A chamada e-Platform 4.0 promete uma nova geração da bateria Blade, com células mais estreitas e seguras, e componentes mais integrados entre si, reduzindo o uso de cabos. Assim, prometem otimizar o processo de redução de custos e, consequentemente, nos preços dos seus carros elétricos.