Não é segredo para ninguém: a própria CEO da General Motors, Mary Barra, anunciou que os carros elétricos Bolt e Bolt EUV deixarão de ser fabricados no final deste ano. Isso ajuda a explicar o lançamento do Chevrolet Bolt EUV no Brasil agora por R$ 279.990, R$ 49.010 mais barato que o Bolt convencional vendido no Brasil desde 2019.
As principais diferenças entre as duas versões estão no tamanho e no visual. O Bolt EUV tem visual aventureiro proporcionado por para-choques diferentes e molduras nas caixas de roda, além do entre-eixos 7,4 cm mais longo que contorna uma antiga limitação de espaço no banco traseiro.
As duas versões do Chevrolet Bolt compartilham a mesma mecânica. Bateria de 65 kWh de íons de lítio, que alimenta o motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm. A autonomia varia de acordo com o ciclo de medição: dos 377 km do Inmetro aos 456 km do ciclo WLTP – que a GM planeja superar em um ciclo controlado dentro do seu campo de provas, em Indaiatuba (SP), amanhã.
De qualquer modo, o carregamento será rápido. Usando carregadores rápidos (corrente direta) de 350 kw, O Bolt pode regenerar 160 km de autonomia em apenas 10 minutos. Já na corrente alternada, o Bolt suporta carregadores de até 33 kw.
Chega na versão topo de linha Premier, com 10 airbags, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras 360 graus para manobras, volante e bancos com aquecimento, sistema de áudio Bose e teto solar panorâmico.
Apenas 200 unidades do Bolt EUV foram importadas para o Brasil. A grande maioria delas, de acordo com a Chevrolet, atenderão aos consumidores que já estavam aguardando pelo modelo.
Para convencer o brasileiro de que é uma boa compra, a GM tem argumentos como o fato de ser mais barato que híbridos considerando o custo de propriedade ao longo de quatro anos (rodando 14.000 km por ano) e um plano de financiamento com recompra garantida.
O que ajuda a fechar a conta são os três anos de revisões programadas gratuitas como parte do Clube My EV, que também prevê prioridade na pré-venda dos próximos carros elétricos da Chevrolet.
A outra estratégia é um plano de financiamento com 60% de entrada (R$ 168.000), 24 parcelas intermediárias de R$ 3.369 e parcela final única de 20% do valor total. Mas a entrada pode ser reduzida a 30% e as intermediárias podem chegar a 48 meses.
É possível trocar por outro elétrico novo sem pagar a parcela final e o valor de recompra será calculado com base na Fipe. A GM só não disse se considerará 100% do valor de tabela.
Novos elétricos a caminho
A Chevrolet já anunciou que seus carros elétricos de última geração, baseados na plataforma Ultium, serão lançados no Brasil em breve. A Blazer EV, por exemplo, já está em testes no Brasil e o Equinox EV também está com lançamento confirmado.
O Equinox EV será o sucessor do Bolt e do Bolt EUV. O SUV elétrico teve lançamento anunciado para 2024 com preço abaixo do que é cobrado pelo Bolt, nos Estados Unidos, atualmente. Talvez este seja outro motivo para o preço mais baixo do Bolt EUV.