Picape híbrida da GWM tem caçamba da Ram e pode vir ao Brasil
Picape tem dimensões entre uma Ford Ranger e uma Ram 1500 e terá desde um 2.0 turbo a gasolina a um V6 3.0 híbrido
A Great Wall lançará seus primeiros SUVs no Brasil no início de 2023 e, no segundo semestre uma picape fabricada em Iracemápolis (SP). Todos eles têm um ponto em comum: serão híbridos. E é justamente uma inédita picape híbrida a grande atração da fabricante chinesa no Salão de Chengdu.
O nome é estranho, pelo menos na tradução literal: Great Wall Shanhai Cannon, que teria sido escolhido pelo público. Ela estreia no mercado Chinês para ser a picape mais cara e luxuosa da marca.
A base do projeto é completamente diferente das demais picapes. Deriva do mesmo chassi usado pelo SUV Tank 500, vendido na China desde o ano passado. Tanto que a dianteira e o painel são compartilhados pelos dois veículos.
Também mantém a suspensão traseira por eixo rígido com feixe de molas, mas a fabricante garante que suas patentes proprietárias permitem que a Shanhai Cannon seja silenciosa e tenha baixo índice de vibração e aspereza.
Quanto a tamanho, a Shanhai Cannon é maior que uma Ford Ranger e menor que uma Ram 1500: tem 5,44 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,88 m de altura e distância entre-eixos de 3,23 m. No futuro, ainda terá uma versão com caçamba mais longa.
E como a Ram 1500, a Great Wall Shanhai Cannon tem tampa traseira que pode ser aberta para baixo e para os lados, em duas partes. Inclusive compartimentos de carga nas caixas de roda serão oferecidas como opcionais.
Mas sua mecânica será mais abrangente. Terá o mesmo motor do SUV, um V6 3.0 híbrido leve (MHEV), com motor/gerador de 48V, que gera 354 cv e 51 kgfm, combinado a um câmbio automático de nove marchas, além de um motor 2.4 turbodiesel híbrido (HEV), auxiliado por motores elétricos mais robustos, e um 2.0 turbo a gasolina.
Por sinal, o sistema de tração 4×4 usa um sistema de embreagem eletromagnética da BorgWarner para enviar a tração para as rodas dianteiras. Também tem caixa reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, além de um bloqueio dianteiro que será opcional.
Quanto a cabine, os bancos têm um estofamento em couro legítimo, com diversas opções de cores e apliques de madeira. A tela do quadro de instrumentos tem 12,3” e a central multimídia tem 14,6”. A picape também oferece um head-up display, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, teto panorâmico, sistema de estacionamento automático e piloto automático adaptativo.
O preço da camionete ainda não foi revelado, porém na China o começo das vendas está previsto para o final deste ano. O Great Wall Poer custa cerca de US$ 30 mil (equivalente a R$ 151 mil), enquanto o Tank 500 custa US$ 49 mil (equivalente a R$ 248 mil). Portanto, o Shanhai Poer não deve fugir disso.