Pininfarina lança hipercarro sem para-brisas de 1.900 cv e R$ 24 milhões
Pininfarina B95 tem design fora do comum que substitui o para-brisas por pequenas janelas inspiradas em aviões antigos
Para o Monterey Car Week, que está acontecendo na Califórnia, Estados Unidos, a Pininfarina preparou uma surpresa. O seu mais novo supercarro, o Pininfarina B95, estreia com design inovador e mecânica poderosa mas que até já é conhecida.
Antes de irmos aos detalhes do carro, vamos explicar seu nome. O B vem de ‘Barchetta‘, palavra em italiano usada para designar pequenas embarcações, mas que também é usada para carros esportivos conversíveis de dois lugares de traseira mais curta e capô alongado. Já o 95 é em comemoração ao nonagésimo quinto aniversário da Pininfarina.
Só de olhar, você já percebe o porquê do nome Barchetta. Mas diferente dos conversíveis convencionais, o B95 tem design ousado, com a dianteira formando um ‘bico’, faróis de led que se escondem sob o capô, para-lamas bem pronunciados e traseira curta com um grande difusor no para-choque. Esses elementos fazem parte da nova filosofia de design PURA da Pininfarina.
Não há para-brisas e esse é o principal diferencial do B95. Para o seu lugar, há duas pequenas telas aerodinâmicas de policarbonato transparentes com suporte de alumínio, uma para o motorista e outra para o passageiro. Elas podem ser controladas e ajustadas eletronicamente e foram inspiradas em aviões militares antigos.
Ainda falando do design exterior, o B95 tem uma abertura bem grande no capô e retrovisores em um formato fora do comum, provavelmente ajudam na aerodinâmica do veículo.
As rodas são de 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira e são equipadas com freios Brembo de cerâmica de carbono com discos de 390mm e pinças de seis pistões na frente e atrás.
Para completar, além da cor amarela e muito chamativa, há também pintura em cinza e elementos expostos em fibra de carbono e alumínio, que aparecem nas rodas, por exemplo.
Por dentro, todo painel é esculpido em fibra de carbono. Boa parte da cabine recebe acabamento em couro Tan Sustainable Luxury, inclusive o banco, que têm o encosto de cabeça em tecido nas cores preta e branca, para ajudar a trazer um contraste. Mas o cliente que comprar o B95 terá acesso a uma lista de customização no site da Pininfarina para deixar tudo do seu jeito.
Como dito, o trem de força não é novidade. Ele vem de outro carro da marca, o recordista de aceleração, Battista, e traz bateria de 120 kWh que alimenta quatro motores elétricos. No total, eles geram 1.900 cv e fazem o B95 ir de 0 a 96 km/h (60 mph) em menos de dois segundos, além de garantirem uma velocidade máxima de 300 km/h.
Como um carro elétrico de passeio, o B95 também se preocupa com o carregamento rápido e pode recuperar de 0 a 80% da sua carga em cerca de 25 minutos, segundo a montadora.
Claro que um modelo desses será muito raro e caro. Serão apenas 10 unidades produzidas, cada uma custando cerca de U$ 4,8 milhões, ou cerca de R$ 23,8 milhões. A produção do B95 está prevista para o início de 2025, quando a Pininfarina completa seus 95 anos de história.