Polestar 4 é SUV cupê que troca o vidro traseiro por uma câmera
Marca diz que ausência do vidro melhora a experiência de se andar no banco traseiro
Trocar retrovisores externos por câmeras é uma coisa que a Audi faz em alguns modelos e-tron como opcional, mas que não parece ter caído no gosto do público: até faz sucesso nos SUVs e-tron, mas não avançou para outros carros. Também pudera, a mesma função pode ser feita por um espelho bem mais barato do que o sistema de lentes e telas.
A Polestar, marca da Geely e também dona da Volvo, resolveu fazer isso, mas com o retrovisor interno. Nesse caso, pelo menos, podemos dizer que vai ser útil, já que o novo SUV cupê da empresa, o 4, simplesmente não tem vidro traseiro.
Na apresentação do carro no Salão de Xangai, a Polestar disse que a troca do vidro por uma chapa “permite um novo tipo de experiência imersiva do ocupante traseiro”. Só andando no banco de trás de um 4 para saber o que isso significa.
Enquanto não chegamos lá, dá para dizer que a troca foi feita por uma câmera no alto do teto e uma tela de alta resolução que fica no mesmo lugar que seria destinado ao retrovisor. Não é algo novo (a Chevrolet e a Ram têm isso), mas como alternativa ao espelho interno. Na prática, para o motorista, não deve mudar muita coisa.
Além da ausência do vidro, o Polestar 4 tem uma frente baixa, com faróis duplos com filetes de LED contrapostos. A caída do teto é suave até a traseira, onde encontra lanterna inteiriça de LED formando um U de ponta-cabeça, mais ou menos como no Hyundai HB20 atual considerando o absurdo da comparação entre os resultados.
Nas laterais, destaque para as maçanetas embutidas e no forte vinco na parte de baixo das portas, fazendo parecer com que a moldura de plástico preto entra nas chapas de metal.
O interior tem revestimentos em tons claros e a cor amarela para os cintos de segurança. No painel, duas telas se destacam, uma de 10,2 polegadas para os instrumentos e outra bem grande, 15,4 polegadas, para a central multimídia. Um sistema de áudio Harman Kardon com 12 alto-falantes também está disponível. Um par de falantes embutido nos encostos de cabeça de cada banco dianteiro será opcional.
As opções de motores elétricos começam na versão básica com 174 cv de potência ligado ao eixo traseiro com alcance de até 600 km. Uma opção mais apimentada acrescenta outro motor no eixo dianteiro. Além da tração nas quatro rodas, a potência combinada sobe para 551 cv, mas a autonomia cai para 560 km. A vantagem é que esse propulsor adicional pode ser desligado em prol da maior eficiência.
A câmera traseira não é a única no Polestar 4. O SUV cupê é equipado com outras 12 para o sistema SuperVision da Mobileye. Ele auxilia o motorista em situações de condução semi-autônoma. Por exemplo, um simples toque na seta pode fazer o carro mudar de faixa sozinho caso não tenha nenhum outro veículo ao lado.
O lançamento está previsto para este ano na China. Em 2024 o Polestar chega aos mercados da Europa, Estados Unidos e demais países da Ásia. América do Sul ainda não está nos planos da empresa.