Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Porque mudanças na linha Audi vão ‘acabar’ com os RS4 e RS6

Para a marca, definir modelos pares como elétricos e ímpares como combustão facilitará na identificação, sem precisar detalhar motorizações

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jul 2024, 07h00
audi rs6 2024
 (Divulgação/Audi)
Continua após publicidade

Era setembro de 2023 a Audi anunciou que faria a maior ruptura entre os nomes dos seus carros. Não precisou nem de um ano para isso. pois a marca já começou a colocar a nova estratégia em prática com o lançamento do novo A5, que substitui o A4 como conhecemos até então. É que, em breve, o A4 se tornará elétrico.

Entenda melhor, nos próximos parágrafos, essas novidades que “aposentarão” até o RS6.

A mudança consiste em ter as linhas pares (A4, A6, Q4, Q6 e Q8) sempre como elétricos e, as ímpares (como A3, A5, A7, Q3, Q5 e Q7), sempre com motores a combustão. Na época, a marca disse que encontrou nesse o melhor caminho para simplificar a sua linha de modelos que, sejamos sinceros, é bastante confusa.

audi q8 e-tron
Audi Q8 e-tron (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Depois do Audi A5 se consolidar como um modelo a combustão, o novo A6, próximo lançamento da marca, será sempre elétrico. Neste caso, quem quiser um modelo médio-grande a combustão, deverá olhar para o A7.

Continua após a publicidade

Quem também deverá passar por mudanças em breve é o Q8, que atualmente tem a versão elétrica e-tron, mas também uma versão a combustão, que foi lançada primeiro e sairá de linha ao final de sua geração.

Compartilhe essa matéria via:

Para a Audi, essa é uma estratégia que facilitará a identificação de seus modelos elétricos e a combustão, já que o sobrenome e-tron, utilizado até agora, ficará mais discreto. É o mesmo caminho tomado pelas plaquetas TFSI e TDI, que perderam espaço.

Audi-A5-Sedan-1-copy-1536x864
(Divulgação/Audi)

“No futuro, o A6 será claramente um carro elétrico. Será o A6 E-tron, como o Q6 E-tron, mas se alguém disser ‘este é o Q6’, você sabe que é o carro elétrico a bateria. Você não precisa usar o emblema E-tron ou o emblema TFSI/TDI”, disse Oliver Hoffmann, chefe técnico da Audi.

Continua após a publicidade

Assim, algumas substituições naturais terão de ser acontecer para manter alguns legados vivos, como é o caso da tradição do A4 a combustão, que será herdada pelo A5. O mesmo vale para os esportivos RS4 e RS6, que virarão, respectivamente, RS5 e RS7.

Audi RS4 Avant Edition 25 Years
Audi RS4 Avant Edition 25 Years (Divulgação/Audi)

No caso dos esportivos, vale lembrar que RS5 e RS7 já existem, mas em formato de sedãs. Isso mudará e eles passarão a ser peruas – ao menos por enquanto não há informações sobre variantes de três volumes nas próximas gerações dos modelos. Porém, vale uma observação. Também não se sabe ainda sobre a possibilidade de, com isso, RS4 e RS6 serem transformados em esportivos elétricos. Por que não?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.