Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid é o SUV mais potente da história da marca

Apesar de ser o Cayenne mais potente da história, ele fica atrás da versão Turbo GT na aceleração de 0 a 100 km/h

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 ago 2023, 17h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Porsche Cayenne Turbo como conhecemos até então, não existe mais – e isso passa longe de ser ruim. Antes puramente a combustão, o modelo agora é híbrido plug-in e substitui, de uma só vez, as versões Turbo e Turbo S E-Hybrid, esta última que já se aproveitava de uma combinação eletrificada. Mais do que isso, ele conquista o status de Cayenne mais potente da história.

    Agora chamado de Cayenne Turbo E-Hybrid, o SUV (que pode ter a carroceria convencional ou a cupê) combina o motor V8 4.0 biturbo de 599 cv de potência a um elétrico de 176 cv, alimentado por uma bateria de 25,9 kWh instalada sob o porta-malas. Juntos, eles entregam 739 cv de potência e 96,8 kgfm de torque.

    Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
    Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid (Divulgação/Porsche)

    A Porsche não declara, até o momento, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h do modelo sem o pacote opcional GT Package. Com ele, o SUV pode ir de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atingir a velocidade máxima de 305 km/h. A autonomia no modo puramente elétrico é de até 83 quilômetros.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Ou seja, embora seja o Cayenne mais potente da história, a versão Turbo E-Hybrid segue com desempenho inferior ao da configuração mais extrema, a Turbo GT, que passa por diversas modificações para ser um SUV superesportivo preparado para as pistas. Neste caso, com 659 cv, a aceleração do Turbo GT até os 100 km/h é feita em 3,3 segundos, com os mesmos 305 km/h de máxima.

    Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
    Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid (Divulgação/Porsche)

    De volta ao Turbo E-Hybrid, há um conjunto com suspensão pneumática adaptativa com controles de níveis de compressão e descompressão dos amortecedores, como no 911 GT3 RS. Isso permite que o SUV transite entre ajustes sensíveis de conforto ou esportividade. Vetorização de torque e eixo traseiro direcional também estão presentes.

    Continua após a publicidade

    O pacote GT Package (abaixo), dito há pouco, dá um tom mais esportivo ao SUV com itens trazidos do Turbo GT, incluindo suspensão e controles eletrônicos. A altura em relação ao solo é reduzida em 10 milímetros, há novos rolamentos de pivôs dianteiros para reduzir a curvatura do eixo, a direção ganha novo ajuste e os freios são de cerâmica.

    Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
    Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid (Divulgação/Porsche)

    Outros itens funcionais, mas com efeitos visuais, são adicionados, como o teto em fibra de carbono, escape de titânio com saídas duplas centrais, molduras da base da carroceria em preto, rodas escurecidas, difusor traseiro em carbono e placas laterais de carbono no aerofólio.

    Continua após a publicidade
    Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
    Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid (Divulgação/Porsche)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.