Primeiro carro da Xiaomi é elétrico e tem nome de smartphone
Assim como os smartphones da Xiaomi, o carro elétrico também terá recarga ultrarrápida; lançamento será em 2024
Se os carros estão se transformando em smartphones com rodas, faz sentido as fabricantes de smartphones fabricarem carros elétricos. Esse é o caso do Xiaomi MS11, o primeiro carro da fabricante de celulares chinesa, revelado por imagens que caíram na internet antes da hora.
Por sinal, o nome do carro da Xiaomi cairia muito bem em um de seus smartphones. Mas seu estilo é bastante particular, com grandes em posição um pouco mais baixa que a usual, sem vincos pela carroceria mas com grandes rodas e curiosos retrovisores com braços bem compridos (a fabricante descartou a substituição deles por câmeras).
Ainda tem maçanetas embutidas, grandes rodas de liga leve e lanternas traseiras unidas por baixo, lembrando um pouco alguns Aston Martin.
No teto, que é quase todo de vidro, está um ressalto que parece ser próprio parta a instalação de um LiDAR. O Xiaomi MS11 promete estar a um nível elevado de condução autônoma, que ainda usará câmeras e radares para funcionar. Em meio a tantos outros fabricantes de carros elétricos na China, a Xiaomi quer usar justamente a condução autônoma para se diferenciar das demais.
As poucas informações conhecidas sobre a mecânica deste carro elétrico ainda não foram confirmadas pela fabricante. O que a imprensa chinesa especula é a presença de um motor de 354 cv alimentado por um conjunto de baterias de 800V, o que é um bom indício de que o MS11 terá recarga ultrarrápida. Pelo menos isso ele copiará dos celulares da Xiaomi.
Outra informação é a de que, embora o Xiaomi MS11 venha a ser apresentado nas próximas semanas, ele só chegará às concessionárias chinesas em 2024. Resta saber se seu preço também será interessante como o dos smartphones da Xiaomi.