Próxima geração do Chevrolet Bolt deverá ter pneus sem ar da Michelin
Enquanto a fabricante de pneus "dedurou" possíveis planos da GM, a montadora se prepara para voltar a produzir a atual geração do modelo
A General Motors não confirma, mas parece que outra empresa vazou a informação que uma possível nova geração do Chevrolet Bolt esteja a caminho. Em entrevista à CNN Business, o porta-voz da montadora, Dan Flores, falou muito sobre a atual situação do EV, mas não revelou detalhes sobre o futuro do modelo.
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Entretanto, o CEO da Michelin da América do Norte, Alexis Garcin, disse ao mesmo canal que pretende lançar a inovadora tecnologia de pneus sem ar em um Bolt de segunda geração. “Queremos trazer a próxima geração do Chevrolet Bolt com pneus sem ar e isso acontecerá agora nos próximos três a cinco anos”, disse o executivo.
A UPTIS, como foi batizada a tecnologia dos novos pneus, já vem sendo testada desde 2019 nos primeiros Bolt. Porém, uma demonstração de outubro do ano passado, onde o pneu foi testado por dois youtubers, o veículo utilizado foi um Mini elétrico.
Os pneus dispensam a borracha e câmara de ar, substituídos por hastes de borracha que se assemelham às esteiras de tanques de guerra. Segundo a Michelin, o UPTIS é mais ecológico, já que é feito de materiais renováveis ou de origem biológica e não fura, evitando o descarte prematuro de 200 milhões de pneus anualmente. Sua produção também será mais simples, podendo ser em uma impressora 3D.
A verdade é que a introdução de uma nova geração do Bolt pode não estar longe. Segundo relatado pelo site americano Carscoops, funcionários da GM disseram que a empresa está trabalhando em um futuro modelo elétrico que custará por volta de U$ 30.000 (R$ 153.000 em conversão direta). Ou seja, a mesma faixa de preço do modelo atual.
Uma nova geração também pode ser a melhor forma de reconquistar a confiança do consumidor. Desde que foi lançado, diversas unidades do Bolt pegaram fogo por conta de um defeito na fabricação de suas baterias. A falha obrigou a GM a fazer diversos recalls, atingindo todos os modelos fabricados entre 2017 e 2020. Estima-se que mais de 140.000 veículos foram recolhidos no mundo todo, incluindo 235 unidades brasileiras.
Como vai o Bolt?
Tanto o hatch, quanto o SUV (chamado de bolt EUV), tiveram sua produção paralisada em 15 de novembro de 2021. Desde então, a GM, junto com a LG Chem, empresa responsável pelo fornecimento das baterias, estão trabalhando para substituir os módulos de bateria defeituosos por novos.
A fornecedora coreana concordou em reembolsar a montadora em cerca de U$ 1,9 bilhões (R$ 9,5 bilhões), associados aos custos do recall.
A novidade é que a produção já tem data para recomeçar: 4 de abril. “Como resultado desse progresso e da capacidade de nosso fornecedor de fornecer mais módulos, nos sentimos confiantes de que podemos equilibrar as substituições com a nova produção de varejo.”, explicou Dan Flores.
Além das duas versões do Bolt, a fábrica Orion’s Assembly, no Michigan, também será a casa das novas picapes elétricas da GM, a Chevrolet Silverado EV e a GMC Sierra EV. Em teoria, isso coloca em dúvida o futuro do Bolt por lá, o que vai contra as informações da Michelin.
No Brasil, a estreia da versão reestilizada do modelo estava programada para setembro, mas precisou ser adiada. Na época em que foi anunciado o recall, a GM disse que todas as unidades 2022 serão importadas já com os módulos em conformidade. Logo, é possível que a marca retome os planos de lançamento do elétrico em breve.