A linha 2025 da Ram 1500 já foi apresentada aos americanos. E, embora não se trate de uma nova geração, a picape tem mudanças significativas na linha, sendo a principal a aposentadoria do tradicional V8 HEMI, o mesmo motor usado em todas as Ram 1500 vendidas no Brasil.
Mas antes de partirmos ao mais importante, a Ram também deu uma leve repaginada no visual da 1500. As mudanças são poucas, mas foram o suficiente para dar uma cara nova para a picape. O melhor exemplo está na dianteira, onde os faróis ficaram ligeiramente mais finos. A grade está maior e teve o nome “Ram” realocado um pouco mais para cima, em vez de se manter centralizado como no modelo anterior.
Na traseira as lanternas também mudaram um pouco e estão mais tridimensionais, como comunicou a montadora. Já a tampa da caçamba agora tem acionamento elétrico com detecção de objetos. A Ram diz que sua intenção foi deixar o visual da 1500 “mais elegante e aerodinâmico”.
Nova versão luxuosa e mais tecnologia
Aproveitando o sucesso das picapes de luxo, a Ram também decidiu por lançar uma nova versão, a Tungsten. Ela foca em trazer materiais refinados, principalmente, para o interior. A cabine recebe o acabamento que combina as colorações Indigo e Sea Salt com teto em camurça e bancos de couro Natura Plus.
Para melhorar o conforto, os assentos tem 24 posições de ajustes, além de encosto de cabeça elétrico de quatro posições. Claro que não podiam faltar recursos que aumentam o bem-estar a bordo, como sistema de ventilação e aquecimento, além de massageador nos bancos.
A Ram também tratou de trazer um toque de luxuo nos detalhes, como um seletor de marcha inspirado em cristais e molduras de alumínio e platina. Para completar, a versão topo de linha ainda trás sistema de som “ultra-premium” da Klipsch Reference Premiere com 23 alto-falantes e dois carregadores sem fio.
Falando em tecnologia, a Ram oferece central multimídia de 14,5’’ com capacidade de tela dividida, além de um display opcional de 10’’ para os passageiros. Há também uma tela convencional de 12’’, mas que teve sua resolução melhorada em relação ao ano-modelo anterior.
Porém o mais importante está nos assistentes de condução. A Ram 1500 2025 vem equipada com o Active Driving Assist, um sistema de condução autônoma de nível 2 que combina controle de cruzeiro adaptativo com centralização de faixa.
Se quiser algo mais avançado, o cliente ainda pode optar pelo Hands-Free Driving Assist, que como o nome sugere, permite que o motorista tire as mãos do volante enquanto dirige. Ele trabalha de maneira semelhante ao Super Cruise da GM, permitindo uma “direção sem intervenção em todas as velocidades”, como a Ram descreve. Mesmo assim, o sistema irá monitorar o condutor para garantir que ele mantenha sua atenção voltada para a estrada.
Adeus V8, olá Hurricane
A principal mudança está no coração da Ram 1500. Há tempos que o V8 HEMI de 400 cv é um sinônimo da picape, mas o tempo já mostrou que ele está ultrapassado, não só pela potência como também pelas emissões.
A solução já foi apresentada há um tempo e trata-se do motor seis cilindros 3.0 biturbo Hurricane, da mesma família do quatro-cilindros que equipa a Rampage. Ele estará disponível em duas versões com números distintos. Na mais mansa, ele já supera o V8 entregando 426 cv e 63,52 kgfm. Enquanto isso, na mais potente, a potência sobe para 548 cv e o torque para 71,99 kgfm. Tudo isso com a garantia da montadora de que ele entregará “maior economia de combustível e menos emissões.”
Para variantes mais básicas, a Ram manteve o V6 Pentastar 3.6, mas sem declarar nenhuma mudança neste motor. Logo, é provável que ele continue com 309 cv e 37,42 kgfm.
A nova Ram 1500 2025 só começará a ser vendida no início do próximo ano. Então só saberemos seus números de consumo e de desempenho, assim como seu preço mais para frente. As especulações é que ela seja mais cara que o modelo atual, que nos EUA parte dos US$ 38,570.
Quanto ao Brasil, ainda não foi falado quando a linha 2025 chegará ao nosso país. Mas dado pelo sucesso recente da Ram no Brasil, não seria estranho que uma renovação na 1500 esteja no radar da marca.