Ram 1500 elétrica terá extensor de autonomia a combustão e estreia em 2024
Segundo CEO da marca, a picape elétrica "vai superar" as rivais e as expectativas dos clientes, graças ao seu extensor de alcance a combustão
Depois de Ford, Chevrolet, Tesla e a novata Rivian, chegou a vez da Ram anunciar a sua própria picape de grande porte elétrica. Ainda sem nome oficial, o modelo será uma versão da Ram 1500 e é parte do programa “Ram Revolution”, divulgado no começo do mês.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Ao que tudo indica, a picape será baseada na Ram 1500 e chegará ao mercado só em 2024, um pouco atrasada em relação às rivais. A Rivian R1T, por exemplo, já começou a ser entregue aos primeiros compradores norte-americanos, a F-150 Lightning está prevista para meados deste ano e a Chevrolet Silverado elétrica para 2023, assim como o Tesla Cybertruck.
Porém, a RAM vê esse atraso como uma oportunidade para trabalhar melhor seu veículo. Um dos pontos que eles estão aperfeiçoando é a autonomia, justamente o que os americanos mais criticam nas picapes elétricas.
Em suas versões mais potentes, F-150 e R1T entregam cerca de 500 km de alcance. Já a Silverado e o Cybertruck, chegam na casa dos 600 km e 800 km respectivamente. Embora sejam números bons para carros de passeio, os americanos são acostumados a usar essas picapes para o trabalho pesado e precisam fazer viagens muito longas diariamente. Além disso, quando estão carregando ou puxando toneladas de coisas, o alcance tende a diminuir bastante.
Como solução, a RAM já avisou que sua picape terá um extensor de autonomia, basicamente um motor a combustão atuando como gerador. Ele é usado para carregar a bateria enquanto você usa o veículo, sem precisar parar nas estações de carregamento e esperar por horas por uma carga completa. Basicamente, é a união do que há de melhor entre um híbrido leve e um híbrido plug-in.
Mike Koval Jr., CEO da marca, contou ao site americano EV Pulse durante o 2022 Chicago Auto Show que uma versão “destruidora de classe” da 1500 elétricas virá com o extensor.
Otimista, o CEO garantiu que a 1500 elétrica “vai superar” não só as rivais, como também as expectativas dos clientes da Ram. Entretanto, o executivo não dá maiores detalhes sobre a sua futura picape, nem do alcance e muito menos de números como potência e torque. As informações serão divulgadas com o tempo através do site da Ram Revolution.