A Ram aproveitou o Salão de Nova Iorque para apresentar “um marco monumental” nas palavras do CEO Mike Koval Jr. E ele não está exagerando: a Ram 1500 REV já tinha seu design conhecido, mas a picape grande que é o primeiro elétrico da marca teve seus detalhes revelados. Entre eles, nada impressiona tanto quanto a bateria.
Na versão topo de linha, a 1500 REV tem bateria com impressionantes 229 kWh. Isso é suficiente para 800 km de autonomia, segundo a marca. Com base nos dados da Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, uma 1500 REV com bateria cheia consegue alimentar uma casa média no Sudeste brasileiro por um mês e meio.
Mérito, segundo a Stellantis, da inédita plataforma STLA Frame; essa será a opção para todos os novos elétricos com carroceria sobre chassi do grupo daqui em diante. Além de um modo desconhecido mas, sem dúvidas, eficiente de armazenar tantas células de energia, a STLA Frame permite, de fato, alimentar uma casa, um outro carro ou qualquer dispositivo elétrico, por conta de seu fluxo bidirecional de energia.
A Ram não revela quanto tempo leva para encher os 229 kWh de bateria, mas diz que 10 minutos na tomada acrescentam 177 km de alcance. Isso no melhor dos cenários, utilizando carregadores extremamente potentes, de 350 kW, que já começam a se popularizar nos Estados Unidos.
Mecânica
Quando uma solução é mais eficiente, a indústria não busca outras opções. Isso vale para a tração integral das novas picapes elétricas, que dispensam cardã e outros elementos mecânicos para girar as quatro rodas.
Como as rivais Ford F-150 Lightning, Chevrolet Silverado EV/GMC Sierra EV e Rivian R1T, a Ram 1500 REV tem dois motores, sendo um em cada eixo. Ao todo, são 654 cv e 86,5 kgfm, que levam-na de 0 a 96 km/h em 4,4 s. Há capacidade de rebocar 6.350 kg e levar até 1.224 kg na caçamba. Abusar dessa brutalidade, entretanto, certamente reduzirá o alcance da caminhonete.
Design funcional
Por dentro, a Ram 1500 REV é mais comedida em termos estéticos do que por fora. No painel, grande diferença em relação à 1500 convencional está na terceira tela, que fica sobre o porta-luvas. O pacote tecnológico totaliza 40’’ de telas, além de head-up display e automação veicular de nível 2+.
O conforto dos ocupantes é favorecido pelo amortecimento adaptativo das quatro rodas, que tanto pode ser automático quanto ajustado ao gosto do motorista. A versão topo de linha Tungsten ainda oferecerá acabamento em fibra de carbono e couro legítimos, entre outros materiais nobres. Quem não quiser usar a caçamba terá, sob o capô, um imenso porta-malas de 425 litros.
As vendas da Ram 1500 REV começam no ano que vem. Norte-americanos já podem depositar US$ 100 para entrar na fila de esperar