O Renault Kwid E-Tech, elétrico, vendido no Brasil desde meados de 2022, tem a mesma origem do Dacia Spring vendido na Europa: a China. Mas só agora os europeus poderão comprar o carro elétrico com o motor mais potente disponível por aqui.
Trata-se do Dacia Spring Extreme, agora a versão topo de linha do único Kwid vendido na Europa e que também será a primeira com a nova identidade visual da Dacia. Mas o que realmente importa é a troca do motor elétrico de 45 cv por um de 65 cv.
O que não muda é a bateria e, no ciclo europeu (WLTP), a redução de autonomia é considerável. Os 26.8 kWh do pacote de ions de lítio rendem 220 km em uso misto (cidade e estrada) e 305 km no uso urbano. Na comparação com a versão de 45 cv, perde 5 km de autonomia no uso misto e, curiosamente, ganha 10 km no uso urbano. Com essa mudança, também passa a aceitar carga rápida.
No Brasil, o Kwid é homologado pelo Inmetro com 297 km com o mesmo conjunto de motor e bateria.
As mudanças implementadas com a nova identidade da Dacia são a nova grade, com o logo em forma de “DC”. detalhes em cor de cobre no rack do teto, nos retrovisores e nas rodas, além do nome “Dacia” na tampa do porta-malas. Os novos logotipos e detalhes na cor cobre se repetem na cabine.
A lista de equipamentos inclui central multimídia de sete polegadas, câmera de ré, retrovisores elétricos e ar-condicionado. Mas o pacote do carro europeu se destaca por ter tanto frenagem autônoma de emergência quanto seis airbags desde a versão de entrada.
O Dacia Spring Extreme começa a ser vendido no próximo dia 17 na França por 22.300 euros (R$ 123.250), pouco acima dos 20.800 (R$ 114.960) da versão de entrada Essencial. Desde o lançamento, em 2021, o modelo já teve mais de 100.000 pedidos só na Europa. A Dacia até tem informações sobre o uso dos proprietários: rodam 31 km por dia, em média, e costumam recarregar seus carros em casa por cerca de 3,5h.