Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Renault Scénic vira SUV híbrido a hidrogênio com reconhecimento facial

Mecânica híbrida permitirá, segundo a marca, menores tempos de recarga, menor peso final e autonomia de até 800 km; versão final chega em 2024

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 Maio 2022, 14h46 - Publicado em 19 Maio 2022, 14h45
Renault Scénic Vision
Renault Scénic Vision (Divulgação/Renault)
Continua após publicidade

Depois de reinventar o Mégane, agora a Renault apresenta a sua nova interpretação para a célebre Scénic, cujo modelo original, a combustão, saiu de linha na Europa nesta semana.

Ela será  transformada em um SUV movido a hidrogênio e eletricidade. Uma versão de produção será apresentada em 2024 e deverá manter grande parte da aura ambiental e tecnológica do conceito apresentado agora. A própria Renault diz que o carro-conceito já representa 90% do modelo final.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Como nas encarnações passadas, o Scénic Vision é maior do que o Mégane. São 4,49 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,59 m de altura e 2,83 m de entre-eixos, ou seja, maior e mais largo do que um Jeep Compass, porém mais baixo. Segundo a marca, o conceito tem 1.700 kg, peso baixo considerando o conjunto mecânico.

Renault Scénic Vision
Traseira do modelo tem lanternas em bumerangue e vincos bem definidos (Divulgação/Renault)
Continua após a publicidade

A mecânica, aliás, é um dos destaques do conceito, que tem como promessa reduzir o tempo e a quantidade de recargas, além de permitir viagens longas pela autonomia estendida. Isso é possível, segundo a marca, pela combinação entre um motor elétrico dianteiro de 218 cv, uma bateria de 40 kWh e um motor a células de combustível de hidrogênio, que acrescenta 22 cv.

Compartilhe essa matéria via:

Mais do que o acréscimo de potência, o motor a hidrogênio também atua como um extensor de autonomia, parecido com o antigo sistema REX do BMW i3, abastecido a gasolina. A diferença no Scénic é que o sistema não polui, já que emite apenas água, sem gases ou substâncias poluentes. Assim, espera-se uma autonomia de aproximadamente 800 km.

Continua após a publicidade
Renault Scénic Vision
Grande profusão de vincos segue nas laterais, que ganham enormes rodas com o desenho do logo da Renault (Divulgação/Renault)

Ainda segundo a Renault, o Scénic Vision tem uma pegada de carbono 75% menor do que um veículo elétrico convencional (também graças à bateria menor), é um modelo com emissão zero em sua produção e seu uso, é feito com 70% de materiais reciclados e é 95% reciclável.

Tão longe e tão perto

De acordo com o designer-chefe do Scénic Vision, Gilles Vidal, o conceito está 90% pronto para produção, apontando que o design exterior ainda evoluirá. Mesmo assim, o modelo ainda tem detalhes típicos de um conceito bem fora da realidade, como o interior.

Continua após a publicidade
Renault Scénic Vision
Interior do Scénic Vision ainda está longe da realidade – o que não quer dizer que algumas das tecnologias cheguem ao modelo final (Divulgação/Renault)

O estilo da cabine inclui assentos de formato futurista que parecem flutuar, um volante que parece um manche vindo do futuro e diversas pequenas telas com ajustes específicos. Ainda no painel, há uma enorme tela horizontal no topo, que permite transmitir imagens externas em tempo real. A pegada futurista do interior é reforçada pelas laterais lisas e iluminadas.

Cada assento é equipado com microfones e alto-falantes para reproduções individuais de áudio. Entre os itens tecnológicos há também uma série de sistemas para prevenirem acidentes (ou minimizarem os impactos, caso ocorram). Um sistema de reconhecimento facial permite ainda abrir as portas, ajustar configurações do veículo e adaptar a condução.

Continua após a publicidade
Renault Scénic Vision
Portas traseiras suicidas ajudam no acesso ao interior (Divulgação/Renault)

Por fora, o Scénic abusa dos vincos em todas as superfícies – incluindo nas rodas, de 21 polegadas, com desenho que remete ao logo da Renault. A dianteira, alta, tem faróis afilados e luzes de LED nas extremidades dos para-choques. Na traseira, as lanternas em formato de bumerangue já estão no formato final.

Na lateral, além dos retrovisores por câmeras, como nos Audi e-tron, o ponto alto fica para as portas suicidas que, para a marca, facilitam a entrada e a saída dos ocupantes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.