A Renault vai relançar um dos seus carros mais simpáticos para enfrentar os carros elétricos chineses. A quarta geração do Renault Twingo foi revelada na forma de carro-conceito, o Twingo Legend, mas já com a missão de se tornar o carro elétrico mais barato da marca no futuro: o preço estimado é de 20.000 euros, ou R$ 106.000 na conversão direta.
O mais legal é que o novo Renault Twingo, que tem lançamento esperado para 2026, renasce com design fiel à sua primeira geração, lançada em 1992. Seguiram o mesmo formato de carroceria, com formas quadradas, grande área envidraçada, faróis redondos e até as três tomadas de ar no capô curtinho.
Mas o protótipo disfarça bem o fato de ter quatro portas. As maçanetas ficam unidas em um círculo iluminado, em alusão ao local onde ficavam as maçanetas do carro original, com duas portas. O design da traseira também é inspirado no carro original, mas as rodas enormes são dos tempos modernos.
Nessa ofensiva contra os carros chineses, que já fez a Citroën lançar o e-C3 na Europa, o fato do novo Twingo ser projetado e fabricado na Europa será argumento de venda. De acordo com Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, o Twingo será revolucionário mais uma vez, como a 30 anos, ao democratizar os carros elétricos na Europa.
O desenvolvimento do carro, por sinal, está nas mãos da Ampere, nova empresa do Grupo Renault dedicada ao desenvolvimento de carros elétricos e software, e que poderá desenvolver carros para as marcas do grupo, como Alpine, Nissan e Mitsubishi, e também para empresas parceiras. Só da Renault, serão 7 carros elétricos até 2031.
Um dos objetivos é alcançar uma paridade de preços entre carros a combustão e elétricos reduzindo custos em 40% até 2028, quando esperam estar migrando para uma próxima geração de carros médios elétricos.
Quanto aos detalhes do novo Renault Twingo, a fabricante afirmou que busca um consumo de 10 kWh/100 km e e uma redução de 75% nas emissões de CO2 ao longo de todo o seu ciclo de vida, em comparação com o veículo ICE europeu médio vendido em 2023. Seria a melhor eficiência do seu segmento, que incluirá o Citroën e-C3 e os futuros VW ID.1 e Fiat Panda de nova geração.
O Twingo será baseado na plataforma AmpR Small, dedicada a carros elétricos, e que nada mais é do que o novo nome da plataforma CMF-BEV do Megane E-Tech. Ela também será usada pelo novo Renault 5, elétrico de 25.000 euros com lançamento previsto para 2024.