Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Rivian vende seus carros elétricos sem chave, que é tratada como mero acessório

Startup decide cobrar chave como acessório dos donos da picape e SUV. Os modelos vêm de série com um cartão que habilita função de chave com celulares

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 jul 2024, 15h30
Rivian R1T
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Até bem pouco tempo, tudo era opcional nos carros brasileiros: airbags, freios ABS, ar-condicionado, vidros elétricos e até encosto de cabeça ou limpador traseiro. Esse tempo tenebroso acabou, mas marcas como a Rivian nos fazem voltar no tempo.

Donos da picape elétrica R1T e do SUV R1S terão que pagar um valor extra para ter a chave física dos seus carros. Os modelos já vem equipados um key card, um cartão físico que funciona por proximidade e ajuda a habilitar a função via aplicativo de celular. E é essa a questão.

Rivian R1T

Caso o celular do proprietário esteja descarregado simplesmente não será possível destravar o carro e aí a necessidade de ter a chave física. Não é um item que deveria ser cobrado e a Rivian não divulga o valor do que considera um “acessório”.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Um proprietário do Rivian R1S contou sua experiência no Reddit e compartilhou uma captura de tela de um bate-papo com o suporte ao cliente da Rivian. “Os veículos não vêm com chaves, porém estarão disponíveis para compra na loja Rivian Gears posteriormente”, diz o atendente da marca confirmando que a chave será vendida como acessório mesmo.

Reedit - Rivian

Outras reclamações que aconteceram no fórum Reddit se referem a bateria da chave, que dura muito pouco. Outros, porém, dizem que têm a mesma chave física há anos e nunca precisaram trocar a bateria.

Continua após a publicidade

Os modelos R1S (SUV) e R1T (picape) foram atualizados no mês passado, mas trata-se de um facelift sutil. A montadora anunciou que os dois foram “completamente reprojetados”, mas isso diz respeito à parte tecnológica e mecânica, afinal, nada mudou na aparência. Para não ser injusto, agora ambos apresentam rodas redesenhadas que ajudam a diminuir o arrasto aerodinâmico. Fora isso, a opção Storm Blue foi adicionada à lista de cores da carroceria, assim como o padrão de acabamento blackout.

Rivian R1T e R1S

A Rivian também tratou de adicionar um novo sistema de condução autônoma “dez vezes mais poderoso”. O sistema utiliza 11 câmeras de alta definição, cinco radares e tecnologia de previsão baseada em IA. Serão dois pacotes diferentes de assistência à condução, sendo o mais simples composto por monitoramento de ponto cego e assistentes de estrada. O pacote opcional acrescenta assistência de rodovia avançada e assistente de troca de faixa.

Os preços, segundo a marca, começam em US$ 69.900 para a picape e US$ 75.900 para o SUV, algo em torno de R$ 372.400 e R$ 403.800, respectivamente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.