São Paulo receberá etapa da Fórmula E a partir de 2023
Primeira corrida de carros elétricos do Brasil está prevista para 23 de março e será realizada no Sambódromo do Anhembi
Com contrato para o começo de 2023, o Sambódromo do Anhembi será sede da primeira corrida de carros elétricos do país. Essa será uma das primeiras corridas da nona temporada dessa categoria com estreia do carro da terceira geração em 2023.
A previsão da corrida é para o dia 25 de março de 2023, três semanas após os desfiles do carnaval. O contrato de cinco anos foi assinado por representantes da SPTuris, GL Eventos e Prefeitura de São Paulo e pode ser renovado até 2032.
Segundo o presidente da SPTuris, Gustavo Pires, responsável pela gestão do complexo em São Paulo, a Fórmula E se alinha com seus objetivos de atrair eventos que projetam a imagem da cidade, movimentam a economia, geram empregos com o turismo de eventos e promovem um desenvolvimento sustentável.
No começo, cogitaram fazer a corrida no Parque do Ibirapuera. Porém, foi descartado rapidamente por conta da infraestrutura do Anhembi, com suas arquibancadas, banheiros e todo o resto.
Essa nova temporada marca a estreia dos carros da Gen3, com motores de nova geração produzindo 350 kW no eixo traseiro, condições de regeneração que trabalha junto com um motor de 250 kW na dianteira, produzindo 600 kW (ou 815 cv) de energia regenerativa.
Outras cidades da América do Sul já sediaram a Fórmula E, como Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai). Além da Fórmula E, o Sambódromo já recebeu outras corridas, como a São Paulo Indy 300, prova da Fórmula Indy que esteve presente entre 2010 e 2013 por quatro edições.