Sedã elétrico da Dongfeng tem nome bizarro e portas de Lamborghini
Novo Dongfeng eπ 007 une a carroceria com jeitão de cupê de quatro portas com inspirações em carros da Lamborghini e da McLaren
A Dongfeng é uma das mais antigas e tradicionais fabricantes de automóveis da China. Como grande parte das montadoras, a empresa vem se atualizando ao mercado e apresenta agora o seu mais novo carro elétrico, o Dongfeng eπ 007. Sim, o nome é esse mesmo.
É um tanto quanto peculiar ter em seu nome o número do pi, que é representado pela letra grega “π”, uma das mais conhecidas e importantes da Matemática. No entanto, o símbolo é apenas uma representação nominal para o carro e não carrega nenhuma simbologia ou dado de desempenho através dele. Alguém deu a ideia e concordaram de ser esse o nome, basicamente.
Agora falando explicitamente sobre o carro, o eπ 007 é tratado como sedã grande (são 4,88 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,46 m de altura e um grande entre eixos de 2,91 m) mas, na prática, é um elegante cupê de quatro portas com design aerodinâmico e atual. A dianteira é muito semelhante a diversos outros veículos elétricos chineses, com luzes diurnas afiladas em LED e faróis posicionados um pouco abaixo.
Alguns outros elementos são bem notáveis, como maçanetas embutidas, lanternas traseiras interligadas e em LED, spoiler retrátil, dentre outros. O Dongfeng eπ 007 ainda tem como opcional as portas dianteiras com abertura tesoura, inspiradas nos carros da Lamborghini. Para isso, é necessário desembolsar cerca de 22.000 yuans, algo em torno de R$ 15.000.
O carro está disponível para encomenda a partir de 159.000 yuans (R$ 109.700), uma pechincha considerando o atual poder de compra dos chineses.
E não abre mão de confortos. Na cabine há uma tela central de infoentretenimento de 15,6 polegadas, enquanto o quadro de instrumentos digital é de 8,8 polegadas e, este sim, pode girar para apresentar um mostrador focado no desempenho do carro. É um recurso que pode ser encontrado em um McLaren 720S, por exemplo.
A Dongfeng ainda equipou os assentos frontais com massagem em 8 pontos, um sistema de iluminação ambiente de 64 cores, uma configuração de som premium com 20 alto-falantes, carregamento sem fio de 50 W e reconhecimento facial para destravamento de portas. Há, também, uma gama de 38 sensores que permitem várias funções, incluindo estacionamento com memoria, estacionamento com controle remoto e sistema avançado de assistência a direção da empresa.
Opções de motores
O eπ 007 estará disponível em variantes com diferentes motores elétricos e baterias, mas também em versão com autonomia estendida por um motor a gasolina. A versão de entrada 53-Pro BEV tem bateria de 56,83 kWh, um motor elétrico de 215 cv e 31,6 kgfm. Possui autonomia de até 530 km com uma única carga e pode ir de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
A segunda variante da gama é o 620Pro 4, com bateria de 70,26 kWh e um motor elétrico traseiro de 268 cv 32,6 kgfm. O carro pode ainda ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, 1 segundo a menos que a versão anterior. Sua autonomia também é maior, podendo rodar 620 km com uma carga.
No topo da linha está a versão 540 Max, que é focada em desempenho. Ele mantém a mesma bateria de 70,26 kWh mas traz dois motores elétricos que fornecem 536 cv e 65,2 kgfm combinados. Esta variante possui um desempenho muito menor do que as anteriores, podendo ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e sua autonomia é de 540 km.
A Dongfeng também disponibiliza uma versão de alcance estendido chamada 200Pro, que combina um motor 1.5 a gasolina com uma bateria de 28,39 kWh e utiliza o mesmo motor elétrico de 215 cv. Esta versão pode rodar até 200 km exclusivamente com energia elétrica ou impressionantes 1.200 km com o motor a combustão servindo como extensor de autonomia.
Como já dito, o Dongfeng eπ 007 já pode ser reservado e parte dos 159.000 yuans ou cerca de R$ 109.700. Além do baixo valor, a Dongfeng ainda disponibilizará um subsídio de 10.000 yuans (R$ 6.900) para os compradores antecipados poderem realizar mudanças no carro, como cores, acessórios, opcionais, etc.