Seres 3 estreia no Brasil por R$ 220.000 e será vendido como os Tesla
Marca estreia operação sem concessionárias no Brasil e promete linha com cinco modelos eletrificados ainda em 2023
Uma nova marca chinesa está começando a vender carros no Brasil. A Seres, que desde junho vende utilitários elétricos no país, lança agora o Seres 3. É um SUV compacto elétrico na faixa de preço dos Hyundai Kona EV e Peugeot e-2008, e o primeiro de cinco carros, entre elétricos e híbridos, que a marca pretende ter à venda no Brasil até 2024. Só tem um detalhe: não terá concessionárias.
O Seres 3 tem preço de tabela de R$ 240.000, mas as 20 primeiras unidades têm preço promocional de R$ 220.000. Também há uma versão vendida já blindada nível 3A pela Armor com preço promocional de R$ 270.000 (10 unidades), ante os R$ 320.000 de tabela.
Na verdade, o Seres 3 é um SUV compacto quase médio, afinal tem 2,65 m de entre eixos como um VW T-Cross e 4,38 m de comprimento, 7 cm a mais que um Nissan Kicks (com quem se parece muito visto de perfil). O porta-malas, porém, tem 318 litros de capacidade.
Outra vantagem frente aos rivais de preço está nos números do motor. É um elétrico dianteiro de 163 cv e 30,6 kgfm que promete levá-lo aos 100 km/h em 7,9 segundos. A bateria tem 53 kWh de capacidade (como o e-2008) e garante autonomia de 209 km no ciclo PBEV (Inmetro) e 300 km no ciclo WLTP europeu.
Em um rápido contato com o carro estático, chamou a atenção o fato do Seres 3 ter bancos dianteiros elétricos, teto solar panorâmico com abertura, seis airbags, painel e portas com material emborrachado, e saídas de ar-condicionado traseiras. Contudo, não tem ajuste de profundidade da direção e Android Auto. A central multimídia de 10 polegadas só é compatível com Android Auto por enquanto e tem interface genérica, assim como o quadro de instrumentos digital.
O Seres 3 é o carro de entrada da marca a ponto de estrear mais barato que os utilitários, que partem dos R$ 230.000. Tanto o SUV compacto quanto o caminhão baú EC31 e o furgão de carga EC35 têm origem na DFSK, uma joint-venture entre as chinesas Dongfeng e a Sokon. O Seres 3 nasceu como Fengon E3, equipado com um motor 1.5 a gasolina de 110 cv.
Por ser homologado para a Europa, foram necessários poucos ajustes para o Brasil, diz a empresa. As principais mudanças estão relacionadas a componentes homologados pelo Inmetro, como os pneus usados nos carros destinados ao Brasil.
Os próximos lançamentos, porém, são mais ambiciosos. A empresa já embarcou para o Brasil o primeiro lote dos Seres 5 BEV, um SUV médio elétrico com dois motores elétricos que somam 585 cv e 95,8 kgfm, prometendo 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. E já tem preço para o Brasil: R$ 414.990.
O modelo é produzido em parceria com a Huawei, que inclusive vende o carro como Aito M5 na China. Ele ainda terá uma versão com autonomia estendida (EVR), que usa um motor a gasolina apenas para gerar energia para os elétricos (híbrido em série) e tem uma bateria para acumular o excedente, no Brasil ainda em 2023. Chegamos a testar essa versão do modelo, ainda como Seres SF5, em 2021. Agora seu nome será Seres M5 no Brasil.
Outros modelo que também faz parte da linha Aito é o Seres M7 EVR, um SUV de seis lugares, também com mecânica híbrida em série. Por fim, ainda trarão o Seres E-5, um SUV híbrido plug-in que mira nos GWM Haval H6, BYD Song Plus, Chery Tiggo 8 Pro e Toyota Corolla Cross Hybrid.
Ele combina um motor 1.5 de 110 cv com um elétrico de 176 cv e roda até 110km em modo elétrico graças à bateria de 19,4 kWh. Contudo, também é um carro de origem DFSK: é vendido na China como Fengon E5. Todos eles estão prometidos para serem lançados até o fim de 2023, o que parece ser um prazo bem curto.
Operação sem concessionárias
A Seres tem uma abordagem diferente no Brasil. Promete uma operação sem concessionárias e apenas com vendas diretas feitas por meio do seu site, onde o cliente poderá ter contato com um vendedor e até agendar um test-drive.
A marca terá, porém, “representantes premium” nas principais cidades brasileiras para a apresentação e entrega dos carros. Também prometem carros para demonstração em shoppings e entrega dos carros novos na casa do comprador. Não é muito diferente do modelo de vendas da Tesla no resto do mundo.
O pós-venda será prestado em oficinas credenciadas, inclusive da Porto Seguro e também em centros de serviço da própria Seres, que neste primeiro momento estão na sede da empresa em Barueri (SP) e no bairro da Mooca, em São Paulo (SP). Estas são as oficinas que cuidarão de serviços mais complexos.
A SERES Brasil tem como acionistas os proprietários dos grupos Bel Energy e Holding M2, sediados respectivamente no estado de São Paulo e no Distrito Federal. A operação foi estruturada por um grupo de profissionais com pelo menos duas décadas de atuação no setor automotivo, em marcas como Asia, CN Auto, Ford, Volkswagen e Engesa.