Um quadriciclo elétrico abastecido a energia solar, que não precisará de habilitação para ser conduzido e custará cerca de R$ 32.000. Esta é a proposta do projeto holandês Squad Solar City Car, que poderá chegar às ruas europeias já no início de 2023 com foco em programas de compartilhamento.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Praticamente um carro de golfe elétrico, o quadriciclo solar possui capacidade para até dois ocupantes (uma versão com quatro lugares está nos planos) e é pensado para rodar em centros urbanos. Segundo a empresa, é possível colocar três Squad Solar em apenas 2,4 m², além da possibilidade de estacioná-lo entre carros maiores como se fosse uma moto.
O Squad é impulsionado por dois motores elétricos instalados nas rodas traseiras, que somam 5 cv de potência e são alimentados por quatro baterias de 1,6 kWh que podem ser trocadas por outras recarregadas. Com este conjunto, o compacto pode rodar até 100 km com uma carga completa e atingir a velocidade máxima de 45 km/h. Além da energia solar, ele também pode ser recarregado em tomadas.
Por estas credenciais de dimensões e motorização, o modelo deverá dispensar a necessidade de uma habilitação de trânsito para ser conduzido na maioria dos países da União Europeia. Podendo, assim, ser utilizado por adolescentes de até 14 anos. Além disso, ele está isento de diversas taxas e impostos.
Mesmo sendo compacto, porém, o quadriciclo também promete algum espaço interno, segurança e conforto. No espaço, a Squad Mobility diz que são 68 litros dedicados a bagagens, além de porta-objetos, porta-colos e espaços no painel para a acomodação de uma bolsa, por exemplo. É possível levar até um carrinho de bebê, desde que o banco do passageiro seja rebatido.
Na segurança, o quadriciclo inclui uma estrutura pronta para impactos, já que ele é equipado com uma gaiola de proteção que protege ambos os ocupantes por todos os lados. A marca diz que há mais segurança do que o exigido por lei para a classificação do Squad Solar.
Já no conforto, o city car oferece carregador USB para smartphones, portas removíveis para dias ensolarados e ar-condicionado.
Usos e locais
O foco da empresa com o modelo está no mercado de compartilhamento de veículos, apesar de também ser oferecido para uso particular. Para Robert Hoevers, cofundador da empresa, o Squad tem potencial para o segmento de comércios.
“Temos muito interesse em configurações de frota, principalmente plataformas de compartilhamento, mas também entrega de alimentos, serviços de reparo e manutenção, vigilância, serviço e segurança, serviços do centro da cidade, por exemplo, saúde, agências imobiliárias, etc”, disse Hoevers.
A empresa já recebe pré-encomendas para o modelo em Holanda, Alemanha, Bélgica e França, mas os planos incluem maior expansão pela Europa e, finalmente, um desembarque nos Estados Unidos. Hoevers aponta para o interesse de vender o modelo em estados como California e Flórida, onde seria utilizado como um “veículo de bairro”.
Caso você tenha se interessado e deseja ter um Squad Solar, também pode encomendar uma unidade, mesmo que não more na Europa. Uma pré-encomenda é feita por 5 euros e sem nenhum compromisso, já que também não há garantia se ou quando você terá a sua unidade.