A marca SsangYong ficou no passado. Agora ela atende por KG Mobility e o primeiro carro a adotar a nova marca é o Torres EVX, um SUV elétrico que acaba de ter todos os seus detalhes revelados.
A marca sul-coreana conhecida pelos carros com design exótico passou por maus bocados nos últimos anos, foi à falência e ganhou um novo nome depois de ter sido assumida pelo KG Group, uma empresa sul-coreana do ramo de aço e químicos.
O Torres EVX marca o início dessa nova fase. Ele tem um motor elétrico dianteiro de 203 cv, alimentado por uma bateria de lítio de 73,4 kWh fornecida pela BYD. A fabricante diz que a autonomia pode chegar a 500 km no ciclo WLTP, da Europa, porém, pelo ciclo de medições da Coreia, renderia por volta de 420 km.
A versão elétrica consegue ser mais potente que a movida a gasolina, que mantém a marca SsangYong e é equipada com motor 1.5 turbo de 170 cv. Sua vantagem é ter opção de tração 4×4. A principal diferença entre as duas versões do Torres é a dianteira, que no EVX foi redesenhada com faróis de LED finos, deixando toda a grade iluminada e também as entradas dos para-choques diferentes.
Se a dianteira revela uma boa evolução em termos estéticos, a traseira tem um volume estranho, que simula a presença de um estepe na tampa. As lanternas traseiras são de leds. O SUV tem 4,71 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,72 m de altura. O porta-malas tem 839 litros de capacidade.
Por dentro, ele tem duas telas de 12,3” em um painel único com material que imita e detalhes em madeira no console. Com duas opções de acabamento, o KG Mobility Torres EVX E5 custa ₩ 49.500.000 (R$ 192.000), enquanto a E7 custa ₩ 52.000.000 (R$ 204.000). As duas versões têm o mesmo trem de força e bateria, porém sua diferença está em equipamentos como o teto-solar.
Entre os planos da KG Mobility estão inclusos a expansão para outros países além da Coréia do Sul, lançando na Europa no segundo semestre deste ano.