SsangYong terá picape elétrica feita em parceria com a BYD
Marca coreana tenta se reestruturar com parceria com a BYD para fornecimento de baterias e desenvolvimento de nova mecânica híbrida
São novos tempos para marca sul-coreana SsangYong. Após ter ido a falência e ter sido comprada, a marca agora se chama KG Mobility e está se preparando uma ofensiva no mercado de carros elétricos. Uma de suas parceiras nessa empreitada é a chinesa BYD, que fornecerá suas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) até para a futura picape elétrica da SsangYong.
Prevista para ser lançada no segundo semestre de 2024, a inédita picape elétrica da será baseada no KG Mobility Torres, SUV que já está à venda na Coreia do Sul. Representa uma abordagem distinta em relação a outros veículos do segmento.
A picape da SsangYong será alimentada por baterias projetadas pela BYD. No SUV elétrico Torres EVX, as baterias de 73 kWh oferecem uma autonomia de 500 km.
Os planos para o lançamento dessa picape elétrica foram anunciados pela primeira vez pela empresa em 2021 e um conceito a antecipou no início deste ano. O protótipo já revelava a frente e grande parte da carroceria do SUV Torres, mas com caçamba na traseira. Não é uma estratégia muito diferente daquela vista no passado nos Action e Action Sports.
A fabricante sul-coreana adiantou que a versão de produção da picape elétrica tem produção em massa programada para o segundo semestre de 2024. O importador da SsangYong no Reino Unido, por sua vez, já prevê o lançamento do modelo em dezembro de 2024.
Além da picape elétrica, a fabricante revelou outros dois conceitos de veículos elétricos, incluindo um SUV urbano apelidado de KR10 e um carro elétrico com tração nas quatro rodas chamado F100. Ambos os modelos estão confirmados para receber as baterias da BYD, de acordo com o presidente da KG Mobility, Kwak Jae-seon.
Além disso, a SsangYong também anunciou que iniciou o desenvolvimento conjunto de um sistema híbrido com a BYD, com planos de expandir sua linha com um modelo híbrido baseado no Torres em 2025.
A SsangYong, enfrentou dificuldades financeiras e foi salva por um novo proprietário no ano passado, após ter declarado falência no final de 2020. Recentemente, passou por uma mudança de marca para KG Mobility em seu mercado doméstico.