A Stellantis foi à China para encontrar um novo parceiro para alavancar seu processo de eletrificação. O conglomerado, que é dono de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, comprou cerca de 20% da startup chinesa Leapmotor em troca do investimento de US$ 1,6 bilhão. Agora, poderá exportar carros elétricos chineses para o resto do mundo.
Esse acordo contempla a criação da Stellantis International, a nova joint venture entre as duas empresas. A negociação garante que Stellantis poderá utilizar a tecnologia da Leapmotor e também os direitos exclusivos para produção, venda e exportação de veículos Leapmotor em todos os mercados fora da China.
Sendo assim, a startup chinesa aproveitará da presença da Stellantis nos mercados externos para aumentar suas vendas internacionais, começando pela Europa, mas expandindo para outros mercados ao longo do tempo, o que abre margens para que cheguem à América Latina. O plano de exportação das montadoras deve iniciar apenas no segundo semestre de 2024.
A Stellantis, por sua vez, se apoiará na linha de veículos elétricos da montadora chinesa para alcançar suas metas de eletrificação até o ano de 2030. Os veículos Leapmotor serão construídos em fábricas Stellantis espalhadas por todo o mundo, incluindo nos Estados Unidos, segundo o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. Nada foi comentado se o plano se estenderá para mercados da América do Sul.
Atualmente, a Stellantis é a quarta maior montadora no mundo. Já a Leapmotor foi fundada em 2015 e tem apenas três carros disponíveis no mercado chinês, mas vendeu mais de 100.000 carros em 2022.
Os principais carros da Leapmotor ocupam segmentos de carros elétricos de médio a alto padrão na China. No entanto, a empresa planeja produzir modelos para todas as classes no futuro, afirma o CEO da Stellantis.
Uma das novidades é o hatch compacto elétrico T03, que em breve se juntará ao SUV C11 e ao sedã C01. Estes dois carros maiores têm versões elétrica (BEV) e outra com tecnologia EREV, ou seja, com um pequeno motor a combustão que funciona apenas como um gerador de energia para a bateria, um extensor de autonomia.
Recentemente um novo modelo foi apresentado durante o Salão de Munique, trata-se de um SUV chamado C10.
Todos seus modelos estão montados em sua plataforma Leap 3.0, também chamada de Four-Leaf Clover, por conta da praticidade de suportar BEV e EREV.