SUV do Chevrolet Bolt nem estreou no Brasil ainda e sai de linha em 2023
GM optou por encerrar a produção do Bolt e do Bolt EUV para aumentar a capacidade produtiva das suas picapes elétricas
O Chevrolet Bolt EUV, com visual aventureiro e entre-eixos alongado, nem sequer estreou no Brasil e já tem data para sair de linha junto com a versão convencional do Bolt. A CEO da General Motors, Mary Barra, anunciou que os dois carros elétricos deixarão de ser fabricados no final deste ano.
O anúncio foi feito em teleconferência para o anúncio dos resultados do primeiro trimestre. Para a empresa, esse movimento representa que todos os seus carros elétricos a partir de 2024 serão baseados na plataforma Ultium.
Mas o que motiva o fim do Chevrolet Bolt é a necessidade de maior capacidade produtiva para as picapes elétricas baseadas na plataforma Ultium, como a GMC Hummer EV e a Silverado EV. Por isso, os empregos da fábrica de Orion Township, no Michigan, estão garantidos para 2024.
A tendência é que o Chevrolet Equinox EV seja seu sucessor natural. Além das dimensões maiores, o SUV elétrico teve lançamento anunciado para 2024 com preço abaixo do que é cobrado pelo Bolt, nos Estados Unidos, atualmente. Ele também já está confirmado para o Brasil e tem até 500 km de autonomia.
O Chevrolet Bolt foi lançado nos Estados Unidos em 2016, com a proposta de ser acessível e entregar mais de 320 km de autonomia. Chegou ao Brasil apenas em 2020 e a reestilização lançada em fevereiro de 2021 só estreou por aqui em setembro do ano passado. Custa R$ 329.000.
Foi com essa reestilização que surgiu o Bolt EUV, uma versão com entre-eixos 7,4 cm mais longo e visual aventureiro proporcionado pro para-choques diferentes e molduras nas caixas de roda.
O detalhe é que o Chevrolet Bolt EUV está para ser lançado no Brasil nas próximas semanas. Já chegará às concessionárias com prazo de validade para vencer.
As duas versões do Bolt compartilham a mesma mecânica. Bateria de 65 kWh de íons de lítio, que alimenta o motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm. O que realmente mostra como estão uma geração atrás dos atuais elétricos da GM é a potência de recarga máxima, de apenas 53 kWh, enquanto os carros da plataforma Ultium aceitam de 150 a 300 kWh.