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Tesla enviar para montadoras rivais os segredos de sua plataforma de 48 V

Já conhecida por essa prática, a Tesla, logo depois do lançamento oficial do Cybertruck, compartilhou com outras empresas sua tecnologia

Por Lucas Parente
Atualizado em 16 jun 2024, 17h03 - Publicado em 2 jun 2024, 19h00
Tesla-Cybertruck-01
 (Divulgação/Tesla)
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O Tesla Cybertruck é o primeiro veículo a ser construído em uma plataforma de 48 V. A nova tecnologia substitui o antigo sistema de 12 V utilizado desde a década de 1950. E, para manter o jeitinho Elon Musk de ser, a empresa americana supostamente enviou um documento chamado “Como projetar um veículo de 48 V” para vários CEOs de montadoras rivais.

Pode parecer uma brincadeira por parte da marca, mas os documentos são oficiais e a Ford se interessou prontamente pela “ajuda”. “Eles não estavam brincando”, afirmou Jim Farley, CEO da Ford.

O executivo da Ford foi a rede social “X” ( o antigo Twitter) agradecer o gesto da Tesla, “Recebemos o documento hoje, datado de 5 de dezembro. Obrigado, Elon Musk. Ótimo para a indústria!”. Está não é primeira vez que a Tesla compartilhou voluntariamente e, provavelmente, não será a última, até porque eles planejam compartilhar em um futuro próximo o sistema de condução autônoma Full Self Driving.

O sistema de 48 V já é utilizado em alguns modelos híbridos leves no mercado. No entanto, é a primeira vez ele é implementado em um veículo totalmente elétrico. Com a nova arquitetura, os engenheiros da Tesla puderam realizar inovações importantes para o Cybertruck.

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Por exemplo, este é o primeiro veículo de produção a utilizar verdadeiramente um sistema de direção por fio sem conexão física com as rodas. A Inifinit, marca de luxo da Nissan, utiliza um sistema parecido (com um rack de direção de backup físico) e a Lexus também vem trabalhando nisso para 2025.

Tesla-Cybertruck-02
(Divulgação/Tesla)
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Além da capacidade de alimentação da direção, o sistema de 48 V melhora a entrega de energia e eficiência, permitindo a Tesla diminuir o número de fios de cobre do veículo, reduzindo os custos de produção.

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Além destas tecnologias já divulgadas, a Tesla ainda possui uma “Equipe de Acessórios Secretos” encarregada apenas para sistemas do Cybertruck.

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Tesla-Cybertruck-03

Voltando a carta de “ajuda” enviada pela Tesla, até o momento apenas a Ford respondeu e se pronunciou. Outros montadoras responderão? Provavelmente, mas levará algum tempo. As outras empresas estão travadas e se presas a algumas antigas tecnologias e isso só mostra o porquê da Tesla ser a maior vendedora de veículos elétricos do mundo.

É bom ver o CEO de uma montadora tão tradicional como a Ford aceitar com tanta tranquilidade e humildade a ajuda de uma empresa recente é bem desenvolvida, como a Tesla.

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