Yaris Cross? Toyota anuncia produção de novo carro híbrido flex no Brasil
Provável versão nacional do Yaris Cross deve chegar em 2024, de olho em baratear opções eletrificadas no mercado brasileiro
Nesta quarta-feira (19) durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), a Toyota anunciou um investimento de R$ 1,7 bilhão, destinado à fabricação de um novo SUV compacto híbrido flex na fábrica de Sorocaba, no interior do estado. Segundo apurou QUATRO RODAS na coletiva, esse será, inclusive, o híbrido mais barato da marca à venda no Brasil.
O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, não revelou qual o modelo que será produzido, mas garantiu se tratar de um automóvel “compacto”. É uma garantia que bate com revelações extraoficiais, que dizem: esse “compacto” é, mais especificamente, uma nova versão do Yaris Cross híbrido.
Independentemente disso, a chegada do carro está marcada oficialmente para o final de 2024. Devemos ter à venda versões à combustão do novo Toyota nacional. Ela, inclusive, será a variante exportada para 22 países, ainda que haja estudos para que a Índia também receba o modelo eletrificado.
O Toyota Yaris Cross seria responsável pela estreia da matriz DNGA no Brasil, que posteriormente daria vida à próxima geração do Yaris nacional, que deve ser lançada no ano seguinte, 2025, sendo o último dos Toyota vendidos em nosso mercado a ganhar versão híbrida.
O que ainda não está claro é se ele manterá os 4,18 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos do Yaris Cross europeu ou se terá dimensões mais generosas. O problema é que, com 2,64 m de entre eixos, o Corolla Cross é, hoje, um SUV médio com entre eixos menor que um T-Cross, que é compacto.
Foco no etanol
Chang garante que o investimento gerará 700 empregos diretos em sua fábrica, que já emprega 6.000 pessoas. A unidade de Sorocaba atualmente produz o Corolla Cross e a linha Yaris. O motor virá da planta de Porto Feliz (SP), o que pode indicar o uso do mesmo 1.5 do Yaris, mas combinado com um motor elétrico.
O secretário da Fazenda de São Paulo, Samuel Kinoshita, anunciou que uma ajuda à marca japonesa, que gozará de quatros anos de isenção fiscal. O benefício será concedido através de créditos do ICMS e será exclusivo da Toyota, podendo chegar a R$ 1 bilhão.
A Toyota é uma das fabricantes que mais vem diversificando sua aposta em novas energias, focando até em diferentes tipos de carro a hidrogênio. No Brasil, é mais uma fabricante que enxerga oportunidade valiosa no etanol, a fim de descarbonizar a frota nacional de modo que amenize problemas com custo dos carros e infraestrutura de carregamento, por exemplo.