Nesta quarta-feira (19) durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), a Toyota anunciou um investimento de R$ 1,7 bilhão, destinado à fabricação de um novo SUV compacto híbrido flex na fábrica de Sorocaba, no interior do estado. Segundo apurou QUATRO RODAS na coletiva, esse será, inclusive, o híbrido mais barato da marca à venda no Brasil.
O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, não revelou qual o modelo que será produzido, mas garantiu se tratar de um automóvel “compacto”. É uma garantia que bate com revelações extraoficiais, que dizem: esse “compacto” é, mais especificamente, uma nova versão do Yaris Cross híbrido.
Independentemente disso, a chegada do carro está marcada oficialmente para o final de 2024. Devemos ter à venda versões à combustão do novo Toyota nacional. Ela, inclusive, será a variante exportada para 22 países, ainda que haja estudos para que a Índia também receba o modelo eletrificado.
O Toyota Yaris Cross seria responsável pela estreia da matriz DNGA no Brasil, que posteriormente daria vida à próxima geração do Yaris nacional, que deve ser lançada no ano seguinte, 2025, sendo o último dos Toyota vendidos em nosso mercado a ganhar versão híbrida.
O que ainda não está claro é se ele manterá os 4,18 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos do Yaris Cross europeu ou se terá dimensões mais generosas. O problema é que, com 2,64 m de entre eixos, o Corolla Cross é, hoje, um SUV médio com entre eixos menor que um T-Cross, que é compacto.
Foco no etanol
Chang garante que o investimento gerará 700 empregos diretos em sua fábrica, que já emprega 6.000 pessoas. A unidade de Sorocaba atualmente produz o Corolla Cross e a linha Yaris. O motor virá da planta de Porto Feliz (SP), o que pode indicar o uso do mesmo 1.5 do Yaris, mas combinado com um motor elétrico.
O secretário da Fazenda de São Paulo, Samuel Kinoshita, anunciou que uma ajuda à marca japonesa, que gozará de quatros anos de isenção fiscal. O benefício será concedido através de créditos do ICMS e será exclusivo da Toyota, podendo chegar a R$ 1 bilhão.
A Toyota é uma das fabricantes que mais vem diversificando sua aposta em novas energias, focando até em diferentes tipos de carro a hidrogênio. No Brasil, é mais uma fabricante que enxerga oportunidade valiosa no etanol, a fim de descarbonizar a frota nacional de modo que amenize problemas com custo dos carros e infraestrutura de carregamento, por exemplo.