Volkswagen ID.Code antecipa família de elétricos só para o mercado chinês
SUV elétrico terá plataforma chinesa e funções e tecnologias pensados exclusivamente para concorrer com marcas locais, como a BYD
No ano em que comemora seus 40 anos na China, a Volkswagen também sinaliza uma forte mudança na sua estratégia para o mercado local. Se no passado conquistou os chineses com o mesmo Santana vendido no Brasil e uma enorme oferta de sedãs, agora precisará apostar em tecnologias e projetos exclusivos para voltar a vender bem no mercado chinês.
Durante o Salão de Pequim, a Volkswagen anunciou o lançamento de uma nova submarca chamada ID. UX, que será dedicada a carros elétricos. Seu primeiro carro, por sinal, será o ID.Unix, derivado do Cupra Tavascan e que teve suas primeiras imagens divulgadas por imagens de registro do modelo junto ao governo chinês.
Se os primeiros carros da ID. UX usarão a plataforma MEB, já conhecida dos elétricos da Volkswagen, até 2026 eles passarão a usar uma nova base que está sendo desenvolvida em conjunto com a fabricante chinesa Xpeng. Há dois carros médios previstos para essa plataforma, e o conceito ID. Code pode ser uma prévia de um deles.
Trata-se de um SUV elétrico com uma série de sistemas que a Volkswagen pretende oferecer no futuro para enfrentar fabricantes chinesas, como a BYD. A carroceria aerodinâmica e com poucos vincos é algo marcante do mercado local, mas o carro preserva a última coluna grossa, uma característica marcante dos VW.
Algumas marcas chinesas já têm propostas para utilizar faróis e lanternas para o carro se comunicar com o mundo e o VW ID. Code propõe fazer o mesmo com seus faróis e lanternas e com as barras iluminadas que os interligam. Pode dar saudações de boas vindas, exibir a previsão do tempo e até mesmo usar a inteligência artificial para interagir com pessoas e outros veículos.
Como foi criado pensando em sistemas autônomos de nível 4, que já permite que o motorista desvie sua atenção do trânsito, tem volante retrátil, bancos que giram 180° e têm posição que permite dormir, e ainda há uma tela que atravessa a parte superior do painel de ponta a ponta. A central multimídia funciona como uma extensão dela e pode ser usada para dar comandos.
Não há maiores detalhes sobre a mecânica do Volkswagen ID. Code, mas sabe-se que será elétrico e que sua bateria poderá ser recarregada pela energia captada pelas células fotovoltaicas instaladas no seu teto solar panorâmico.
Mas o mais importante deste conceito está em antecipar o design dos futuros Volkswagen dedicados ao mercado chinês. O que é uma pena, pois parece mais interessante do que os atuais Volkswagen ID. vendidos no mundo inteiro e, também, na China.