Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Volkswagen revela “Passat elétrico” sem maçanetas e com 620 km de alcance

Futuro topo da família ID., sedã de quase 5 m de comprimento é feito ao gosto do mercado chinês para brigar com Tesla Model 3 e BMW i4

Por Eduardo Passos
Atualizado em 21 nov 2022, 18h50 - Publicado em 27 jun 2022, 12h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Para superar a Tesla até 2025, a Volkswagen vem lançando sua família de carros elétricos ID., inclusive com planos “quentes” para o Brasil. Se aqui teremos os ID.3 e ID.4, o exterior já sabe o que esperar do ID. Aero, primeiro sedã elétrico da alemã.

    Com lançamento previsto para 2023, o ID. Aero foi apresentado em versão de pré-produção, com design quase final. Ainda que, no ano que vem, apenas China e Europa devam ter o sedã à venda, a Volkswagen o considera um lançamento “mundial”, de modo que outros mercados seguem em espera.

    Volkswagen ID. AERO
    Tecnologia IQ. Light envolve até o logotipo da marca na traseira (Divulgação/Volkswagen)

    Estilo sóbrio

    Como de costume, a montadora teve abordagem bem conservadora no design do sedã. Ainda que o ID. Aero seja posicionado como o modelo mais luxuoso da sua família, o estilo externo segue bem modelos mais baratos, como o ID.3.

    Continua após a publicidade
    Volkswagen ID. AERO
    (Divulgação/Volkswagen)

    Isso fica mais claro na dianteira, com faróis e para-choque de desenho bem conhecido. A tira de leds que une as luzes está presente, assim como faróis auxiliares na parte inferior.

    Os destaques do modelo vêm da busca de aerodinâmica perfeita: feito na mesma plataforma modular MEB, o ID. Aero tem colunas A bem inclinadas e um habitáculo que forma um arco bem suave, a fim de conduzir o ar da melhor maneira possível.

    Compartilhe essa matéria via:
    Volkswagen ID. AERO
    Plataforma MEB permite balanços menores, otimizando o espaço interno (Divulgação/Volkswagen)

    Com quase 5 m de comprimento, o sedã será um dos maiores veículos da Volkswagen no mundo, o que ajuda a disfarçar o tamanho das imensas rodas de aro 22, com desenho eficiente. A união de forma e função também vale às maçanetas, que sequer são retráteis e foram substituídas por uma touchscreen. Imagens do interior não foram reveladas até o momento.

    Mecânica conhecida

    A Volkswagen não detalhou informações mecânicas do sedã, mas espera-se algo parecido com o ID.5 GTX, que utiliza um motor em cada eixo, com tração integral. O SUV cupê esportivo tem pico de 300 cv e 46,9 kgfm — números que podem ser superados pelo ID. Aero.

    A VW, entretanto, confirmou que o sedã terá baterias de 77 kWh, garantindo autonomia de 620 km em ciclo WLTP. Assim, o modelo deverá rivalizar com o BMW i4, que em sua versão mais poderosa entrega 544 cv de potência e 510 km de autonomia, e com o Tesla Model 3.

    Volkswagen ID. AERO

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.