Volvo C40 é quase um VW Nivus elétrico e estreia no Brasil por R$ 419.950
SUV cupê elétrico entra em pré-venda no Brasil com preço promocional, mas ainda custa R$ 10.000 mais caro que o XC40
As últimas décadas foram marcadas pela ascensão dos SUVs, mas a atual pode ficar marcada mesmo é pela conversão deles em SUVs cupês. Ou, para quem puder gastar mais, em SUVs cupês elétricos. O Volvo C40 nasceu para ser vendido apenas com mecânica elétrica e está sendo lançado no Brasil por R$ 419.950.
Ele está entrando agora em pré-venda, com um lote inicial de 200 unidades. O preço divulgado (R$ 10.000 acima do pedido pelo XC40 Recharge Pure) só vale para essas unidades, que começarão a ser entregues no final de março.
Em vez de ser um sucessor do Volvo C30 de anos atrás, um hatch médio, o C40 é uma variação do XC40 com caimento do teto acentuado, bem à moda dos cupês. O estilo segue o VW Nivus, mas o porte é o mesmo dos Audi Q3 Sportback e BMW X2, mas estes ainda são vendidos com motores a combustão.
O Volvo C40, com 4,43 metros de comprimento, tem a mesma plataforma e mecânica do XC40, a plataforma CMA. Por sinal, o conjunto mecânico é exatamente o mesmo. Desde que perdeu as versões a combustão (T4 e T5) e híbrida (T8), o Volvo XC40 passou a ser vendido no Brasil apenas na versão P8, com dois motores elétricos de 204 cv, um por eixo. É assim que chega aos brutais 408 cv e 67,3 kgfm.
Se o XC40 Recharge dispara de 0 a 100 km/h em 4,9 s, o C40 Recharge promete fazer o mesmo em 4,7 s: tudo porque sua aerodinâmica é melhor, e especialmente otimizada pelo spoiler no final do teto e pelo aerofólio traseiro. É mais rápido que um Porsche 718 na aceleração, mas a velocidade máxima está limitada a 180 km/h – regra na Volvo.
A bateria de 78 kWh permite uma autonomia de até 420 km, pouco maior que os 400 km do irmão SUV. Ela pode ser recarregada em tomada comum, o que levará cerca de 7,5 horas para uma carga completa, ou em um wall box ou recarga rápida, nos quais serão necessários 40 minutos para recarga de 80% das baterias.
Por dentro, o Volvo C40 é virtualmente idêntico ao XC40. O que muda é a área menor para a cabeça de quem viaja no banco traseiro e a possibilidade de acabamento com partes azuis (bem ao estilo do Chevette Jeans) para combinar com a cor Fjod Blue das fotos. As demais cores disponíveis são combinadas com interior com partes bege ou cinza.
Depois do XC40 Recharge e C40 Recharge a Volvo irá lançar vários modelos totalmente elétricos, principalmente na segunda metade da década. Mas em 2025 as estimativas dos nórdicos já apontam para que metade das suas vendas sejam de automóveis 100% elétricos e a outra metade composta por híbridos plug-in.
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